Nesta última quinta-feira (20), um tradicional clube do futebol nordestino definiu seu destino para os próximos anos. Após a realização de uma assembleia geral, os sócios do América-RN aprovaram, por aclamação, a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube potiguar.
Índice
Em assembleia, América-RN aprova modelo de SAF
Há algumas semanas, a direção do América-RN anunciou o acordo de parceria para a constituição da SAF no clube potiguar. Declarações dadas no dia 4 de abril falavam um pouco do formato definido pelo clube, que assume a parceria por cinco temporadas.
Dito isso, a proposta de SAF definida pelos sócios do América-RN prevê um vínculo de cinco anos com a empresa HI.PE Capital S.A. Além disso, o acordo assinado prevê um montante de recursos direcionados exclusivamente para investimento nas instâncias de futebol do clube.
Dessa forma, os investidores da HI.PE Capital S.A. garantiram cerca de R$174 milhões a serem investidos no Mecão, buscando maior incremento na infraestrutura e na gestão de recursos humanos. Ou seja, novos equipamento e novas contratações virão por aí, dando novos ares ao alvirrubro potiguar.
Após análise, conselheiros do América-RN endossaram proposta
Após o anúncio que deu início ao processo de transição no América-RN, os membros do Conselho Deliberativo tiveram cerca de uma semana para avaliar toda a proposta; bem como a documentação que dá seguimento à transformação do clube.
Os conselheiros receberam a papelada relativa à SAF no dia 14. Após a análise da proposta e da documentação, os membros do conselho se posicionaram na assembleia extraordinária, marcada estritamente com esta finalidade.
O resultado foi dentro do esperado: por aclamação, o América-RN aprovou a proposta de constituição de SAF, em parceria com a HI.PE Capital S.A.
América-RN vai contar com orçamento robusto
O investimento garantido pela HI.PE Capital S.A. na SAF do América-RN traz uma robusta injeção financeira nos cofres do clube. Assim, a expectativa da direção do clube é que os recursos sejam direcionados para obras estruturais no CT Abílio Medeiros e na Arena América, patrimônios do clube.
Além disso, o montante investido no clube promove o orçamento da equipe a outro nível. Segundo o vídeo divulgado pelo América-RN no início do mês, o clube “estará entre os maiores orçamentos dos clubes participantes das Séries B e C“.
Enquanto comemora o novo momento na gestão do clube, o América-RN se prepara para sua estreia no Brasileirão Série C 2023. Como foi eliminado ainda na 1ª fase da Copa do Brasil, o time teve muito tempo para se preparar.
Assim, o Alvirrubro ainda aguarda data e horário do jogo da rodada de abertura; marcada para o início deste mês de maio. O adversário, no entanto, já é conhecido: trata-se do Ypiranga-RS.