Ponte Preta volta à elite do Paulistão com título e promessas como protagonistas

Após longos 54 anos de espera, a Associação Atlética Ponte Preta de Campinas voltou a comemorar um título em sua centenária história. O time dirigido pelo treinador Hélio dos Anjos, bateu o Grêmio Novorizontino, nos pênaltis, no último sábado (8), e faturou o Campeonato Paulista da Série A2 em 2023. A Macaca foi rebaixada do estadual na temporada passada e tinha como principal objetivo para este ano, o acesso à elite do futebol paulista em 2024.

Ao longo de 21 jogos, a Ponte Preta fez uma campanha irretocável, com 14 vitórias, seis empates e somente uma derrota. Este belo trabalho foi fruto de uma pré-temporada intensa, iniciada ainda no mês de dezembro, na cidade de Itu, e que trouxe muitos benefícios para o time, que sobrou na competição, seja na parte, técnica, tática, e até mesmo fisicamente, já que o time pontepretano sofreu pouquíssimas lesões durante a jornada.

Além disso, como não tinha como fazer contratações devido ao transfer ban, aplicado pela FIFA, que bloqueava qualquer possibilidade do time conseguir trazer algum reforço, a diretoria da Macaca recorreu às suas categorias de base para formar um time altamente competitivo e fiel à sua tradição.

Ao longo dos anos, vários jogadores de destaque surgiram na Nega Veia, como o zagueiro Fábio Luciano, com passagens por Corinthians e Flamengo, e os atacantes Washington, o Coração Valente, que passou pelo Athletico Paranaense, Fluminense, Urawa Reds, do Japão, e seleção brasileira, e Luís Fabiano, o Fabuloso, ídolo do São Paulo, que também passou pela seleção do Brasil, e durante bom tempo defendeu as cores do Sevilla, da Espanha.

Em 2023, pelo menos quatro jogadores formaram o time e participaram da campanha que resultou em mais um título importante para a história da agremiação mais antiga do futebol brasileiro em atividade. Os volantes Felipe Amaral e Léo Naldi, o lateral-esquerdo, Jean Carlos, os zagueiros Edson e Thiago Oliveira, e o atacante Eliel subiram das categorias de base e foram peças importantíssimas de toda a trajetória do time na segunda divisão do Campeonato Paulista.

Edson Abobrão, outro lendário jogador que surgiu nas categorias de base da Ponte Preta, foi o responsável pela formação e desenvolvimento destes jogadores, que vão permanecer no time campineiro para outro grande desafio da temporada, a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.

https://twitter.com/aapp_oficial/status/1644796843564343300

Ponte Preta foca suas atenções na disputa do Brasileirão Série B

Passada a euforia pela conquista do título da Série A2 do Paulistão, o foco do time agora é a estreia no Brasileirão Série B. A Macaca terá um páreo duríssimo pela frente, vai enfrentar o Vitória-BA, fora de casa, no próximo domingo (16), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador.

A Ponte Preta busca reforçar o time para a disputa da competição nacional, e para isso, trabalha nos bastidores para tentar negociar sua dívida, que está na casa dos R$2 milhões de reais, o que culminou com um bloqueio na FIFA, que a impossibilita de contratar novos jogadores.

A expectativa é que o time não sofra nenhuma baixa no elenco que venceu o Paulista A2, e que na próxima janela de transferências, que vai abrir no meio da temporada, entre os meses de julho e agosto, o clube tenha condições de voltar ao mercado para contratar mais peças ao elenco.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.