Pia Sundhage

Nesta quinta-feira (28), a técnica Pia Sundhage anunciou a lista das 25 atletas convocadas para a disputa do Torneio She Believes, pela Seleção Brasileira. A princípio, os duelos acontecerão no período de Data FIFA, entre dos dias 15 e 24 de fevereiro. A saber, o Brasil é um dos convidados da competição, que será realizada em Orlando, nos Estados Unidos. Assim, além da Canarinho, o torneio contará com a presença das seleções do Japão, Canadá e dos EUA. Aliás, as quatro equipes estão entre as dez melhores do Ranking da FIFA, e disputarão a Olímpiada de Tóquio, em julho.

Torneio She Believes

A princípio, a estreia da Seleção Feminina no Torneio She Believes será diante do Japão, no dia 18 de fevereiro, às 18h (horário de Brasília). Em seguida, o Brasil enfrentará as atuais campeãs mundiais, os Estados Unidos, no dia 21 de fevereiro, às 17h (horário de Brasília). Por fim, a Canarinho encerra sua participação diante do Canadá, no dia 24 de fevereiro, às 18h (horário de Brasília). Aliás, todos os confrontos serão disputados no Exploria Stadium, em Orlando.

Pia até 2024

Inesperadamente, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, aproveitou a coletiva de convocação para anunciar a renovação de contrato de Pia Sundhage, até 2024. Anteriormente, a treinadora sueca tinha contrato com a CBF até agosto, mas as duas partes anteciparam a extensão do compromisso:

“Esse cronograma de renovação foi alterado, na medida que as Olimpíadas foram prorrogadas, portanto nosso plano de prorrogação do contrato veio antes do imaginado. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que a Pia vem realizando, os números falam por sim, ela vem desenvolvendo um trabalho que é digno de aplausos”, afirmou Caboclo.

Confira a lista de convocadas:

GOLEIRAS:

Bárbara (Avaí/Kindermann)
Aline Reis (UD Granadilla Tenerife)
Letícia (Benfica)

DEFENSORAS:

Fabiana (Internacional)
Tamires (Corinthians)
Camilinha (Palmeiras)
Tainara (Palmeiras)
Rafaelle (Changchun Dazhong)
Bruna Benites (Internacional)
Jucinara (Levante UD)
Antonia (Madrid CFF)

MEIO-CAMPISTAS:

Em suma, no meio campo Pia conta com uma novidade. Então, trata-se da Ivana Fuso, do Manchester United. Dessa forma, a meio-campista, de 19 anos, tem dupla nacionalidade (brasileira-alemã), e já passou pelas categorias de base alemã. Contudo, essa é a primeira vez que ela recebe um convite de defender a Canarinho.

Formiga (PSG)
Luana (PSG)
Andressinha (Corinthians)
Julia Bianchi (Palmeiras)
Andressa Alves (Roma)
Marta (Orlando Pride)
Adriana (Corinthians)
Chú (Palmeiras)
Ivana Fuso (Manchester United)

ATACANTES:

Ludmila (Atlético de Madrid)
Debinha (North Carolina Courage)
Bia Zaneratto (Wuhan Xinjiyuan)
Cristiane (Santos)
Giovana (Barcelona)

Por fim, os torcedores demonstram apoio nas redes sociais, sobretudo, com a convocação de Adriana. Posto que, a meia-atacante sofreu lesão e ficou fora da Copa do Mundo de 2019. Se bem que, esta é a segunda convocação feita por Pia em 2021, porém em janeiro a atacante do Corinthians testou Covid-19. De acordo com Pia, ela já tem pelo menos dois terços do grupo que disputará as Olímpiadas. Por outro lado, a técnica preferiu manter os nomes em sigilo:

“Temos muitas jogadoras muito boas, e temos pelo menos 12 que já sabemos que vão jogar nas Olimpíadas”, concluiu Pia.

Foto Destaque: Mariana Sá / CBF

Avatar
Thaynara Bernardo
Acompanho futebol desde os meus 10 anos, e quando precisei escolher uma profissão, vi no Jornalismo uma oportunidade de trabalhar com o que gosto. Quando entrei na faculdade, estava totalmente focada em ser repórter pra TV, porém nesses 7 semestres me aprofundei em muitos veículos de comunicação e assessoria, então ampliei meus horizontes e peguei gosto também por rádio, portais de notícias e até me interesso em assessorar um clube futuramente. Hoje estou decidida que quero trabalhar com o jornalismo esportivo, e já penso em uma pós-graduação na área, pra estar à altura do que o mercado de trabalho exige.

Artigos Relacionados