O histórico meia Alex, com passagens por Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Coritiba, além do futebol turco e italiano, decidiu trazer seu conhecimento de dentro do campo para a beira dele, tornando-se treinador em 2021.
Após rápida passagem no Avaí, o técnico decidiu retornar ao Palmeiras para passar um período de aprimoramento profissional com a comissão técnica atual do Verdão e outros departamentos. Alex ficará uma semana no clube para aprendizado e troca de experiências.
Em participação no programa Baita Amigos, Alex revelou que ficou “assustado” com o que viu em relação à estrutura no Palmeiras.
“Estive no Palmeiras hoje e confesso que fiquei assustado. O nível do clube é um absurdo, de todos os funcionários, de todo mundo que ta lá dentro, todo mundo entendeu o que precisa, o que tem que fazer. Não tem ninguém amigo de ninguem, ninguem está de favor lá dentro, os cara estão realmente trabalhando muito“, disse.
“E aí no campo a coisa acontece a favor porque tem um nível de jogadores espetacular. Mas o nível de trabalho em todas as areas é altíssimo. Realmente, o Palmeiras, enquanto o clube, atingiu um nível no Brasil que, na minha visão, é o melhor de todos“, completou o ex-jogador.
O @Alex10 , no Baita Amigos, dizendo que ficou assustado com o que viu no Palmeiras
O ex-meia está passando um tempo de aprimoramento profissional no clube
📹Band Sports pic.twitter.com/aMePX7S8VL
— INFOS Palestra (@Infos_palestra) May 16, 2023
Como jogador, ex-meia teve três passagens pelo Alviverde, conquistando a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil e a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio–São Paulo em 2000, além dos vices da Libertadores de 2000, do Brasileirão de 1997 e do Paulistão e da Mercosul de 1999. Foram 78 gols marcados em 243 jogos.
Início de Alex como técnico
O São Paulo sub-20 foi o primeiro desafio do ex-jogador como técnico, onde permaneceu um ano e meio e se despediu no fim de 2022 com 88 jogos, 51 vitórias, 18 empates e 19 derrotas, totalizando 64,8% de aproveitamento. Pelo Tricolor Paulista, foi vice-campeão brasileiro da modalidade na primeira temporada e chegou nas semifinais da Copinha e do Campeonato Paulista de 2022, além de parar nas quartas de final do Brasileiro do mesmo ano.
Para 2023, Alex assumiu o Avaí, onde permaneceu apenas 18 jogos. O técnico acumulou duras eliminações nas quartas de final do Campeonato Catarinense para o Criciúma e ainda na primeira fase da Copa do Brasil para o Retrô–PE. Foram apenas 40% de aproveitamento dos pontos, com seis vitórias, quatro empates e oito derrotas, em uma defesa vazada em 25 oportunidades, enquanto o ataque marcou 22 gols.
Alex foi demitido do Avai. O técnico que deixou o sub 20 do São Paulo pra treinar uma equipe profissional, não resistiu ao Campeonato Brasileiro da Serie B, deixou o Avai em 16º, com apenas 3 pontos, em 4 jogos. pic.twitter.com/zRm9Q7TvGn
— spfcpics (@spfcpics) May 4, 2023