O Atlético Nacional tomou um susto do Patronato, mas venceu, de virada, por 2 x 1, na noite desta quarta-feira (5) pela Copa Libertadores 2023. A partida foi válida pelo Grupo H e aconteceu no Estadio Brigadier Estanislao Lopez, em Santa Fé, na Argentina.
Índice
Assista aos melhores momentos de Patronato x Atlético Nacional
1º tempo: argentinos iniciam com tudo
Considerado o time mais fraco do grupo, o Patronato não quis saber de favoritismo nessa noite. Com dois minutos, Lautaro Ruíz Díaz cruzou na área e Mateo Levato subiu e mandou às redes por cima do goleiro Castillo. Até teve uma dúvida sobre a posição de um jogador dos argentinos impedido no lance, mas o VAR validou o gol.
Na sequência, Levato novamente balançou as redes em chute colocado, mas dessa vez estava impedido. Após 10 minutos de domínio dos donos da casa, o Atlético Nacional acalmou a partida com a posse de bola. Porém, os colombianos não criaram boas oportunidades. O Patronato ainda faria Castillo trabalhar antes do apito final, quando Ignacio Russo bateu de voleio e o arqueiro teve que espalmar.
2º tempo: ex-São Paulo Pabón brilha e vira o jogo
Para etapa final, o técnico brasileiro Paulo Autuori colocou três peças no Atlético: Yerson Candelo, Andres Salazar e Édier Vidal. As mudanças não surtiram efeito no time colombiano, que sofreu outro susto em chance de Juan Cruz Esquivel dentro da área.
Com quase meia hora, Auturi fez mais duas alterações e dessa vez surtiram efeito. Jefferson Duque e Jhanpol Torres deram um novo gás ao time, e assim quatro minutos depois que entrou, Torres sofreu penalidade de Díaz. O ex-São Paulo, Dorlan Pabón, bateu forte, colocado, sem chances para o goleiro Matias Budino.
Menos de cinco minutos depois, a virada aconteceu. Duque, que também saiu do banco, decidiu “testar” Burdino e chutou no lado esquerdo da área. O goleiro do Patronato soltou na marca do pênalti, onde apareceu Pabón para virar o jogo. Os argentinos não tiveram forças para empatar o jogo, e quase viram os colombianos ampliarem nos acréscimos em chance de Torres que foi defendida por Burdino.
Pat 🆚 Nal |⏱️| 96’ | 1-2 | Termina el partido en Argentina. Con doblete de Dorlan Pabon el Verde triunfa en su debut en CONMEBOL Copa Libertadores.#MinutoAMinutoVerdolaga 🇳🇬🇳🇬#GloriaContinental pic.twitter.com/OX02aod8nA
— Atlético Nacional (@nacionaloficial) April 5, 2023
Patronato x Atlético Nacional – E agora?
Na segunda divisão argentina, o Patronato joga contra o Defensores de Belgrano, fora de casa. O Atlético Nacional de Paulo Autuori recebe o Junior Barranquilha pelo Colombiano. Ambas as partidas são na segunda-feira (10).
Pela Libertadores, os argentinos voltam em 18 de abril, quando enfrentam o Olimpia, no Paraguai. Dois dias depois, o Nacional recebe o Melgar, do Peru.