Homem de confiança, grande marcador e um desarmador nato. Este é o aniversariante homenageado de hoje da coluna no início desta temporada e já vem agradando os torcedores. Musto completa mais um ano de tantas glórias e lutas, de momentos inesquecíveis e únicos que marcam os torcedores.
COMEÇO
O ano era 1987. Damián Marcelo Musto nascia em Casilda, uma província de Santa Fé, na Argentina. Um grande jogador chegava ao mundo. Em 2005, já com 19 anos anos de idade, ele chegou ao time juvenil do Quilmes, equipe da Segunda Divisão Argentina. Assim, no ano seguinte, durante a temporada 2006/07, Musto fez a sua estreia. No clube fez 44 partidas e marcou um gol.

Três anos depois, foi momento de trocar de ares. Contudo, ele não foi para muito longe. Em 2008, Musto foi contratado pelo Atlético Tucumán, outro clube argentino. Dessa maneira, desde lá já mostrava a sua grande capacidade e habilidade de marcar. Em inúmeras vezes foi comparado a Pablo Guiñazú. Na sua primeira temporada, ajudou a equipe a chegar à elite argentina. Ele ficou no Atlético até 2010, quando foi para o Spezia, da Itália. Em 2011, chegou ao Olimpo, da Argentina.
INÍCIO DO DESTAQUE
Em 2015, Damián Musto, já com 27 anos, chegou ao Rosario Central. Sua estreia na equipe foi justamente contra o clube que o revelou: o Quilmes. Assim, o jogo aconteceu em agosto do mesmo ano, e o placar marcou o 3 x 1 para a atual equipe de Musto. No clube, trabalhou pela primeira vez com Eduardo Coudet. Era o homem de confiança do técnico, sendo o 1 no esquema de 4-1-3-2, característico do comandante. Com grande eficiência, ajudava na saída de bola.
Quando Coudet assumiu o Tijuana em 2017, Musto foi o primeiro nome pedido por Chacho. Lá, o jogador desempenhou o mesmo papel. Porém, Coudet não ficou muito tempo no clube. Assim, teve a sua passagem prejudicada. Contudo, chamou a atenção de nada mais nada menos que Marcelo Gallardo, treinador do grande River Plate. Seu destino, porém, foi diferente. Os Millonarios se afastaram após um escândalo de doping. O volante foi pego usando uma substância hidroclorotiazida, um diurético, que é proibido pela FIFA.
Apesar de ser especulado no Racing, onde Chacho estava, Musto foi para o Huesca, da Espanha, por empréstimo. Dessa forma, ele atuou em 25 confronto. Ele chegou a, inclusive, ser destaque da La Liga, sendo o segundo jogador da La Liga com mais cortes e desarmes por jogo em toda a competição. No entanto, ele foi julgado e punido pelo escândalo do dopping. Musto ficou sem atuar em 2019.
INTERNACIONAL
Em 30 de dezembro, Damián Musto foi anunciado como 2, contra o Grêmio. Porém, desde já, mostra a sua grande entrega dentro das quatro linhas.
PARABÉNS, CAMISA 5!
Parabéns, Musto! Obrigada por se entregar tanto dentro de campo, mostrando a sua grande garra de continuar fazendo a felicidade de inúmeros torcedores. Continue tendo orgulho, garra e força para continuar a brigar por suas conquistas, com vontade e mostrando que é possível passar por cima de tudo. Apesar de muitas vezes dolorosos, as más fases são necessárias, pois antecedem grande épocas.
Foto destaque: Reprodução/Ricardo Duarte/SC Internacional





