Que o Palmeiras é uma das grandes forças do futebol, não só brasileiro, mas sul-americano, isso ninguém duvida, o desempenho em 2023 tem mostrado um time cada vez mais competitivo, e pronto para mais conquistas nesta temporada. Sob o comando de Abel Ferreira, o Verdão disputou 237 jogos, venceu 19, empatou outros seis, e perdeu apenas dois, na estreia da Libertadores para o Bolívar, e também na primeira partida da final do Paulistão, contra o time do Água Santa. O Alviverde marcou 54 gols, e levou apenas 22, e figurou durante boa parte deste ano, como uma das principais defesas do futebol brasileiro.
O início no Brasileirão é animador, são quatro vitórias, e um empate, contra o Vasco, na 2ª rodada, pelo placar de 2 x 2, nos dois últimos jogos, grandes goleadas, sendo 5 x 0 contra o Goiás, fora de casa, no estádio Hailé Pinheiro, na Serrinha, e na noite desta quarta-feira, em mais um show proporcionado ao seu torcedor, o Palmeiras aplicou sonoros 4 x 1 no time do Grêmio. Com isso, o Verdão alcançou a marca de 15 gols marcados em cinco jogos, sendo o melhor ataque do campeonato, e com cinco gols sofridos é a 3ª melhor defesa, ao atrás do São Paulo, que tem três e do Fortaleza e Botafogo, que sofreram quatro.
O desempenho do Palmeiras nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro é o melhor do time desde que retornou à elite do futebol brasileiro, em 2014. Em termos de porcentagem de aproveitamento, os números são os mesmos de 2019, quando o time também alcançou a marca de 83,3%, somando 13 pontos em 15 disputados, a diferença está nos números de gols marcados, que nesta temporada superam os feitos de quatro anos atrás, quando o Verdão ainda era treinado por Luiz Felipe Scolari.
"O que o Abel Ferreira fez no Palmeiras, em 2 anos e 8 meses, ninguém fez no futebol brasileiro. Nem Telê Santana no São Paulo e nem Felipão no Palmeiras… Ninguém fez o que ele fez e vem fazendo".
– Neto, nos Donos da Bola, da Band.
📸: Band pic.twitter.com/r68rEK3dCK
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) May 11, 2023
Palmeiras torce em favor do rival para manter a liderança
Curiosamente, para manter a liderança do Campeonato Brasileiro nesta 5ª, o torcedor do Palmeiras terá de torcer pelo maior rival, ou para que o confronto entre Corinthians e Botafogo pelo menos empate para se manter na ponta da tabela, isso porque, o Glorioso tem 12 pontos ganhos, e caso vença o Timão, vai passar o Alviverde em número de pontos e voltar para a primeira colocação da competição.
O Palmeiras voltará a campo no próximo sábado (13), quando enfrentará o Red Bull Bragantino, novamente no estádio Allianz Parque, às 18h30 (horário de Brasília). Vindo de uma sequência de quatro jogos sem vitória, o Massa Bruta também precisa vencer para começar a subir na tabela, e sair da região perigosa em que está. Atualmente, o time treinado pelo técnico português, Pedro Caixinha, é o 15º colocado.