Com a conclusão do Paulistão 2021, o campeonato estadual mais disputado do Brasil, vamos relembrar os cinco melhores treinadores que comandaram suas equipes nessa edição da competição.
Assim, deixando de lado qualquer clubismo e preferência por estilo de jogo, a lista se baseou nos resultados e conquistas que as equipes comandadas pelos treinadores alcançaram. Além disso, levou-se em conta apenas o desempenho dos clubes no Campeonato Paulista 2021.
5º – Léo Condé (Novorizontino)

Abrindo a lista de melhores treinadores, na 5ª colocação, aparece Léo Condé, do Novorizontino. Apesar de não ter conseguido classificação para o mata-mata, o clube teve a 6ª melhor campanha da fase de grupos. Assim, encerrou essa etapa com mais pontos que Inter de Limeira, Mirassol e Guarani, que conseguiram avançar às eliminatórias.
Nesse sentido, o time dirigido por Léo Condé venceu o finalista São Paulo na 1ª fase. Além disso, a equipe foi campeã do Troféu do Interior, superando o Ituano por 4 x 0 na semifinal e a Ponte Preta por 2 x 0 na final. Assim, o clube se destacou na competição muito pelo mérito do treinador.
4º – Vagner Mancini (Corinthians)
Antes de mais nada, é preciso calma. Vagner Mancini se viu muito contestado em sua passagem pelo Timão, mas quando olhamos para o desempenho da equipe sob seu comando no Paulistão 2021, a verdade aponta que o treinador conseguiu resultados positivos.
A saber, o Corinthians teve a 2ª melhor campanha da fase de grupos, com apenas uma vitória a menos que o São Paulo. Assim, conseguiu um ótimo aproveitamento de 69,4%. Além disso, o time de Mancini atropelou a Inter de Limeira nas quartas de final. No entanto, encontrou o Palmeiras na semi e foi eliminado após um jogo ruim. Dessa forma, é muito pouco provável que o treinador tivesse caído levando em conta apenas seu trabalho no Paulistão.
3º – Eduardo Baptista (Mirassol)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/I/l/sTIn23SRyuMcb8BdXX6A/161020815-4153448424689092-2201466484034504035-o.jpg)
A 3ª posição desse top-5 ficou com Eduardo Baptista, no comando do Mirassol. O time do interior conseguiu classificar em 1º lugar do Grupo D, que também contava com Guarani, Santos e São Caetano. Além disso, durante a fase de grupos, o clube ganhou do Palmeiras e empatou com o São Paulo, finalistas da competição.
Assim, o Mirassol chegou à semifinal do campeonato, e mais uma vez, enfrentou o São Paulo. Os clubes se enfrentaram pelas quartas de final do Paulistão 2020. Na ocasião, o time do interior eliminou o da capital superando o Tricolor por 3 x 2 em pelo Morumbi. No entanto, dessa vez o time Eduardo Baptista não conseguiu repetir o feito e se despediu da competição.
2º – Abel Ferreira (Palmeiras)
Apesar de não ter feito uma 1ª fase exemplar, o Palmeiras de Abel Ferreira fez o que precisava para avançar na competição. Nesse sentido, o clube classificou na 2ª posição do Grupo C, com um aproveitamento de 58,3%. No entanto, jogou alguns jogos do Libertadores.
Ainda assim, o treinador português dirigiu o clube até a final do campeonato, calculando muito bem a força que a equipe precisava em cada etapa. Dessa forma, passou com tranquilidade pelo Corinthians, fora de casa, na semi. Desse modo, aparece entre os principais treinadores
1º – Hernán Crespo (São Paulo)

Como era de se esperar, a 1ª posição ficou com o grande estrategista Hernán Crespo, do São Paulo. Como se jogasse uma partida de xadrez, o treinador argentino comandou sua equipe ao sucesso. Assim, após uma fase de grupo com incríveis 75% de aproveitamento, o clube obteve a melhor campanha do campeonato.
Assim, o Tricolor teve apenas uma derrota na 1ª fase. Além disso, passou bem pelas quartas de final, vencendo a Ferroviária por 4 x 2. Em seguida, atropelou o Mirassol por 4 x 0 na semi, numa revanche da edição passada. Com isso, era inevitável que Crespo figurasse como melhor treinador do Paulistão 2021.
Foto Destaque: Divulgação/Daniel Cobra/FNV




