No início da tarde deste domingo (29), antes do clássico entre Flamengo e Botafogo, as torcidas organizadas da Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem do Flamengo, entraram em atrito com a Torcida Fúria Jovem do Botafogo. A confusão iniciou em Colubandê, no município de São Gonçalo, e se estendeu por todo o bairro, segundo informações de um morador do local.
Nas redes sociais alguns moradores compartilharam imagens e vídeos do embate entre as torcidas. Nos vídeos divulgados, dá para ver torcedores do Botafogo tentando fugir da confusão, principalmente após a chegada da Polícia. No confronto, um torcedor chegou a ser baleado, porém, ainda não há informações sobre qual torcida o homem fazia parte. O integrante foi encaminhado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê e não corre risco de vida. Ao chegar no hospital, a vítima afirmou ter sido alvejada durante a briga entre as duas torcidas.
Briga de torcida organizada em são Gonçalo. Flamengo X Botafogo pic.twitter.com/jQ8FBONghm
— Favela Caiu no Face RJ (@FACNRJ) April 30, 2023
A confusão se arrastou e a RJ-104 foi interditada por conta das brigas, além da Rodovia Amaral Peixoto que teve dificuldades de locomoção por conta do ocorrido, causando trânsito no local. Com a ação da Polícia, que interviu, a confusão foi contida, e os torcedores foram dispersados. A ocorrência foi encaminhada para a 73ª DP e o policiamento reforçado na região. Agora, a PM fará a investigação para entender o que ocasionou e motivou a confusão.
Nos arredores do Maracanã, momentos antes do jogo acontecer, às 16h (horário de Brasília), o clima era tranquilo entre os torcedores que chegavam ao estádio para assistir ao clássico entre Flamengo e Botafogo, mas não houve informações de novas brigas entre as torcidas antes da bola rolar. No entanto, a Polícia Militar permanecerá atenta e em torno do Estádio após o final do duelo, para evitar que hajam novos confrontos entre os torcedores organizados tanto do Rubro-Negro quanto do Fogão.