Apesar de ter um dos melhores elencos do futebol sul-americano, a pressão por reforços foi grande no Palmeiras. Com grandes contratações adversárias, Leila Pereira foi muito questionada por nomes de peso para disputa da Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Entretanto, um reforço tido como “pontual” tem grande destaque até aqui. Trata-se do volante colombiano Richard Ríos.
O jovem de 22 anos foi anunciado como primeira contratação do clube em 2023 e chegou do Guarani por R$ 6 milhões. A escolha foi unanimidade entre o departamento de futebol do clube e teve a competição de equipes como Internacional, Santos e Corinthians.
A chegada do jovem veio para repor o compatriota Atuesta, que está se recuperando de uma cirurgia no joelho direito, depois de se machucar no treinamento. Desde a estreia, contra o Bolívar-BOL, apesar da derrota, seu repertório de recursos no meio-campo se destacam. Até então, Richard Ríos fez cinco partidas com a camisa alviverde. Nesta quarta-feira (26), o meio-campista deve ser mantido na equipe titular de Abel Ferreira, contra a Tombense-MG, pela Copa do Brasil. Com isso, parece estar muito bem integrado ao trabalho multicampeão do treinador português no Palmeiras.
Richard Rios (22 anos) com a camisa do @Palmeiras:
⚔️ 5 jogos (1 titular)
✅ 89% acerto passe (62/70!)
↗️ 80% acerto passe longo (4/5!)
🔄 87% acerto drible (14/16!)
💪 58% duelos ganhos (28/48!)
🦾 21 bolas recuperadas (!)
👊 8 faltas sofridas (!)
💯 Nota Sofascore 6.70🇨🇴👏 pic.twitter.com/7lpS4vzxDb
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) April 24, 2023
Muito habilidoso com a bola nos pés, o jogador fez a sua categoria de base no Alianza Platanera, equipe de futsal da Colômbia. Sem dúvidas, a rápida adaptação do colombiano no Verdão tem chamado atenção. Desde que chegou ao clube, Richard está morando nas instalações da Academia de Futebol. Também se destaca o fato de falar português muito bem, em função de estar no Brasil desde o começo de 2021, quando chegou ao Flamengo sub-20.
A relação do futsal com o novo jogador do Palmeiras
Escola de grandes craques brasileiros, como Ronaldinho e Neymar Jr, o futebol de salão também foi a porta de entrada para Richard Ríos. Logo aos seis anos, o colombiano começou na modalidade, em função das poucas oportunidades que teve no campo. Assim, após obter destaque, ao avançar nas categorias do futsal, Richard foi convocado para a seleção colombiana.
E, a partir disso, foi que o jogador veio parar no futebol brasileiro. Isto porque Richard chamou a atenção de PC de Oliveira, ex-técnico do futsal brasileiro, que atualmente trabalha como auxiliar, no futebol, do Avaí. PC viu potencial no atleta, que disputava o Sul-Americano sub-20 da modalidade, e indicou a contratação para o Flamengo.
Em sua apresentação como reforço do Verdão, Richard Ríos falou sobre a trajetória na modalidade de quadra.
“Minha trajetória é um pouco atípica. Sempre tive o sonho de ser jogador de campo, mas no meu país não tive muitas oportunidades. E por isso optei pelo futsal. Mas tive a oportunidade de voltar para o campo“, contou o jogador colombiano, em entrevista à TV Palmeiras.
Richard Rios é futsal purinho. https://t.co/GVhs6x07z2
— Eduardo Barthem (@EduardoBarthem) April 24, 2023