Está praticamento tudo fechado para Neymar atuar pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, nesta temporada. O jogador fará exames médicos nesta segunda-feira (14) e deve ser apresentado na quarta (16). A atitude do atacante brasileiro decepcionou seus fãs nas redes sociais, que argumentaram o desperdício de talento com a ida ao futebol saudita e a decepção pela sua passagem na Europa.
Neymar sai do mais alto nível do esporte com apenas uma Champions League conquistada (2015), nenhum prêmio de melhor do mundo e a sensação de que, aos 31 anos, é cedo para atuar na Arábia Saudita. “O príncipe que tinha tudo para se tornar rei”, escreveram diversos internautas.
Os fãs também criticam as escolhas da carreira do jogador. Em 2017, Neymar deixou o Barcelona para liderar o projeto do Paris Saint-Germain. Mas na França nunca mais foi o mesmo, teve frequentes problemas com lesões e sai sem o principal objetivo: a conquista da Champions. Agora, ainda tendo mercado na Europa, optou por uma liga de menor exigência, longe dos grandes centros do futebol.
Veja o que falaram alguns fãs do jogador, entre misto de decepção, críticas e, claro, muitos memes.
Qual seu burro favorito? pic.twitter.com/5YMfJh0HJX
— Jantadas Neymar (@JantadasNey) August 13, 2023
Se essa contratação se confirmar, pra mim, mesmo sendo muito fã, o Neymar foi um desperdício enorme de talento por conta de suas escolhas.
Que tristeza pros fãs e pra quem queria ele em alto nível em mais tempo.
Torcendo MUITO pra essa notícia estar errada. pic.twitter.com/c7UQjsP8iA
— Futmais | Menino Fut (@futtmais) August 12, 2023
“Decepção? Ele vai ganhar 1 bilhão”. Nem tudo é dinheiro. Neymar é milionário desde os tempos de Santos. Trocou o Barcelona pelo PSG, por um salário astronômico. A decepção é como fã mesmo. Que esperava bem mais de um craque.
— Pedro Maranhão (@PedroMaranhao13) August 13, 2023
inacreditável o quanto eu era fã do Neymar defendi esse cara pra ele ser tudo oq falaram.. pqp que abalo pic.twitter.com/CR5Ygj3STb
— mundinho cauly✫ (@Gabrielsxza) August 14, 2023
Arábia Saudita ganha outro craque em seu projeto
No Al Hilal, Neymar se juntará a diversas caras conhecidas do futebol europeu, casos de Ruben Neves, Kalidou Koulibaly, Sergej Milinković-Savić e o brasileiro Malcom, além do técnico português Jorge Jesus. O mercado saudita começou o movimento com chegada badalada de Cristiano Ronaldo, no final do ano passado, ao Al Nassr, clube que trouxe nesta janela de transferências Sadio Mané, Marcelo Brozović e Alex Telles.
O francês Karim Benzema, Bola de Ouro em 2022, está no Al-Ittihad, time treinado por Nuno Espírito Santo, junto do compatrioca N'Golo Kanté e do brasileiro Fabinho, além de Romarinho. O governo saudita controla esses três clubes e também o Al Ahli, que contratou Roberto Firmino, Alan Saint-Maximin e Riyad Mahrez.
As contratações da Arábia saudita. pic.twitter.com/wNu6PBoXaH
— BlackSaac12 (@E57317Toms) August 10, 2023
Santos, Barcelona, PSG e seleção brasileira: a carreira de Neymar
Neymar colocou o futebol brasileiro de cabeça para baixo assim que estreou no profissional do Santos, em 2009, até sua saída, em 2013. Dribles, golaços (um deles premiado mundialmente), lances inesquecíveis e títulos elevaram as expectativas de que o Brasil produziu outro craque geracional. No período, levou a Libertadores (2011), a Copa do Brasil (2010) e a Recopa Sul-Americana (2012), além de tricampeonato Paulista.
O desempenho o levou ao principal clube da Europa naquele momento, o Barcelona de Lionel Messi. Na Catalunha, fez trio histórico com o argentino e Luís Suárez, conquistando quase tudo que poderia em 2015, com tríplice coroa de Champions, Campeonato Espanhol e Copa do Rei, além do Mundial de Clubes e da Supercopa da Europa. Com a camisa azul-grená, ficou duas vezes em terceiro entre os melhores jogadores do mundo.
A mudança ao PSG aconteceu em 2017 em busca do protagonismo em um projeto ambicioso do governo do Catar, que investiu milhões de euros no clube francês. Por lá, ficou apenas com os Campeonatos Franceses (cinco vezes) e outros torneios regionais. A cobiçada Champions League ficou no quase em 2020, quando perdeu a final para o Bayern de Munique.
Neymar fecha a passagem no time da capital francesa com 173 jogos, 118 gols e 77 assistências. O atacante brasileiro perdeu mais de 100 jogos pelos problemas físicos, principalmente no pé direito, local onde sofreu entorses, fissuras e uma fratura.
Na Seleção Brasileira, o objetivo do atacante de conquistar uma Copa do Mundo ficou apenas nos sonhos. Com Neymar, o Brasil caiu duas vezes nas quartas de final em 2018 e 2022 (Bélgica e Croácia), e, em 2014, enquanto Ney estava lesionado, a anfitriã daquele Mundial tomou 7 x 1 para Alemanha.