Nem chegou e pode sair! Torcedoras do Corinthians protestam contra contratação de Cuca

O Corinthians agiu rápido para anunciar o substituto de Fernando Lázaro para o restante de 2023. Cuca, ex-Atlético-MG, Palmeiras, dentre outros times, será o técnico do “Time do Povo“. Entretanto, alas da torcida corintiana, principalmente a feminina, contestam a chegada do treinador, condenado na Suíça pelo estupro de uma garota de 13 anos.

Diversas páginas de influenciadores e jornalistas corintianos condenaram a contratação de Cuca. Alguns torcedores dizem que vão cancelar o sócio torcedor. Existe também questionamentos envolvendo a história do Corinthians, clube conhecido por apoio a causas sociais e causas políticas, como na Democracia Corintiana na década de 80.

A equipe feminina do clube de Itaquera é uma das mais fortes, fato que faz o Corinthians engajar hashtags nas redes sociais como #RespeitaAsMina, questão ironizada por alguns torcedores após a contratação de uma pessoa condenada por abuso sexual.

Veja abaixo algumas reações:

https://twitter.com/povotime1910/status/1649132913252872194

Entenda o caso de estupro envolvendo Cuca

Quando ainda era jogador, em julho de 1987, o Grêmio de Cuca viajou para Berna, na Suíça, para uma excursão na Europa. Após vencer o Benfica, de Portugal, em uma das partidas da viagem, Cuca, o goleiro Eduardo, o zagueiro Henrique e o atacante Fernando foram presos em um hotel acusados de estuprar uma menina de 13 anos. De acordo com a polícia local, os jogadores haviam expulsado dois amigos que vieram junto com a garota em busca de itens do clube gaúcho.

Os quatro jogadores ficaram presos por quase um mês até que uma manobra da diplomacia brasileira garantiu o retorno de Cuca e companhia.

Cuca foi  condenado junto com seus companheiros Eduardo e Henrique pela justiça suíça a 15 meses de prisão por violência sexual contra pessoa vulnerável. A decisão foi emitida em agosto de 1989, que também apontou pena de três meses para Fernando, considerado cúmplice. O crime prescreveu em 2004.

Em 2021, Cuca gravou um vídeo afirmando que nunca cometeu o estupro.

Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso. Não houve abuso sexual, tentativa de abuso ou coisa assim” se defendeu.

Eu jamais toquei numa mulher indevidamente ou inadequadamente. Sou um cara de cabeça e consciência tranquila“, finalizou em entrevista a jornalista Marília Ruiz.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.