Náutico e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (13) pela 3ª fase da Copa do Brasil 2023. O Timbú chega embalado na competição após eliminar o São Bernardo na estreia, e o Vila Nova na eliminatória anterior. Já o Cruzeiro chegou de forma direta até esta fase. Os dois times não foram bem em seus respectivos estaduais e enxergam na milionária competição a oportunidade de salvar a temporada, e quem sabe conseguir um título ainda em 2023.
Eliminado pelo Salgueiro, em uma das maiores disputas de pênaltis da história do futebol, o Náutico fará o primeiro jogo diante do Cruzeiro em casa, a bola rola no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco, às 19h (horário de Brasília). A Raposa perdeu nas semifinais do Mineiro para o América-MG, em um resultado que culminou com a saída do técnico uruguaio Paulo Pezzolano do cargo.
O jogo diante do Timbú será o primeiro compromisso oficial do novo técnico do Cruzeiro, o português Pepa, que foi escolhido para substituir Pezzolano após o fim da participação cruzeirense no estadual. Ao longo da história, Náutico e Cruzeiro já fizeram 38 jogos. O time mineiro leva vantagem no confronto, tendo vencido 19 vezes, o Timbú venceu 11, e ainda houve mais oito empates.
Entretanto, o Náutico não sabe o que é vencer o Cruzeiro há 14 anos. A última vitória do time pernambucano contra os mineiros foi no dia 17 de maio de 2009, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o Alvirrubro bateu o time Celeste, pelo placar de 2 x 0. De lá para cá foram mais 11 jogos, com sete triunfos da Raposa e quatro empates.
Pela Copa do Brasil, os times se encontraram apenas uma vez na história. Foi na edição de 1993, quando o Cruzeiro passou pelo time do Náutico após perder o primeiro jogo em Recife, por 1 x 0, mas vencer o jogo de volta, por 2 x 0.
Náutico na temporada:
🏟 24 jogos
✅ 13 vitórias
⛔ 6 empates
❌ 5 derrotas
⚽️ 62,5% de aproveitamento
X
Cruzeiro na temporada:
🏟 11 jogos
✅ 4 vitórias
⛔ 3 empates
❌ 4 derrotas
⚽️ 45,4% de aproveitamento
🗞 João de Andrade Neto- Recife
📸: Alessandra Torres pic.twitter.com/VtA9hOKSbv— Central do Timba 🔴⚪️🐭 (@centraldotimba_) April 11, 2023
Náutico x Cruzeiro criaram rivalidade no Brasileirão Série B
Após a queda do Cruzeiro em 2019, e a dificuldade do time mineiro em voltar para a elite do futebol brasileiro, nos últimos quatro anos, criou-se uma rivalidade com o Náutico no Campeonato Brasileiro da Série B. Os dois times se enfrentaram em seis oportunidades neste período, e o Timbu não venceu nenhuma.
Foram três empates e três vitórias cruzeirenses. Na última temporada, nos dois turnos do Brasileirão, o Cruzeiro foi superior, tendo vencido em Recife pelo placar de 1 x 0, e goleando no returno, no Estádio do Mineirão, pelo placar de 4 x 0.
A melhor fase do Náutico em relação ao Cruzeiro foi entre os anos de 1983 e 1986, quando o Timbu chegou a ficar três anos sem perder para o time mineiro. Neste período, foram três jogos, com duas vitórias do time pernambucano, com direito a goleada de 4 x 0 do Alvirrubro no Brasileirão de 83, e um empate. A série favorável aos nordestinos se quebrou em 1987, quando pelo campeonato nacional daquele ano, a Raposa venceu por 1 x 0.
Em campeonatos brasileiros da primeira divisão, os times se enfrentaram em 26 oportunidades ao longo da história. O Cruzeiro levou a melhor em 13 confrontos, o Náutico venceu nove, e ainda houve mais quatro empates. A última vez que os dois times ficaram frente a frente na elite do futebol nacional foi há dez anos, em 2013. Naquele ano, o Cruzeiro venceu os dois jogos que fez contra o Timbu, sendo 3 x 0 no turno, e 4 x 1 no returno da competição.