O Náutico surpreendeu o Cruzeiro e venceu 1 x 0 na noite desta quinta-feira (13) no Estádio dos Aflitos na partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado 25 de abril, em Belo Horizonte.
Índice
Assista aos melhores momentos de Náutico x Cruzeiro
1º tempo: Raposa perde caminhão de chances
Mesmo atuando fora de casa, o Cruzeiro dominou completamente a etapa inicial, com 64% de posse de posse e três boas chances.
A primeira vez que o goleiro Vagner, do Timbu, trabalhou foi aos 24 minutos. Na primeira partida sob o comando do português Pepa foi possível enxergar o ataque rápido e vertical da Raposa, fato que aconteceu em belo contra-ataque puxado por Wesley, que passou ainda por Bruno Rodrigues antes de chegar em William. Na linha de fundo, o lateral finalizou, a bola desviou, e o arqueiro mandou para o escanteio.
Na sequência, Gilberto tentou fazer um golaço de cobertura em Vagner. Porém, o goleiro do Náutico apareceu para impedir o primeiro gol do time mineiro.
Ultrapassando a meia hora de partida, Vagner de novo interviu, dessa vez de forma milagrosa. William tentou cruzar duas vezes pela direita e na segunda conseguiu. A bola encontrou Wesley, na pequena área, que finalizou para o goleiro do Timbu brilhar.
2º tempo: Gabriel Santiago crava no fim e dá a vitória para o Timbu
Na etapa final, enfim o Timbu acordou e começou a criar oportunidades. O Cruzeiro caiu de desempenho com a mudança de alguns atletas, fato aproveitado pelos donos da casa.
Com quase 30 minutos, Rafael Cabral fez sua primeira defesa no jogo. Em transição ofensiva veloz, Gabriel Santiago, vindo do banco de reservas, ficou de frente para o goleiro celeste, que fez uma bela defesa com a perna esquerda. Menos de um minuto depois, o Cruzeiro respondeu. Cruzamento de Marlon pela esquerda, William finalizou, e Vagner apareceu para impedir o gol de novo. Na sobra, Machado bateu de fora e novamente o arqueiro defendeu.
O Timbu voltou assustar depois, em chute de bicicleta de Gabriel Santiago no travessão de Rafael Cabral. O gol do meia estaria reservado para minutos depois.
Dois jogadores colocados por Dado Cavalcanti foram essenciais no único gol do jogo. Primeiro, Alisson Santos deixou Stênio para trás no lado direito do ataque e cruzou na pequena área. Gabriel Santiago foi no alto e tirou o zero do placar.
A partida seguiu com emoção, e Vagner e Rafael Cabral ainda fizeram boas defesas no fim, que garantiram o 1 x 0 para o Náutico.
2T | 51' – FIM DE JOGO!!!! VITÓRIA DO NÁUTICO!!!!!!
GABRIEL SANTIAGO MARCOU O GOL DO TIMBU!!!#CampeãoDeTerraEMar#NAUxCRU – 1×0 pic.twitter.com/sQZ28dA4uB
— Náutico (@nauticope) April 13, 2023
Náutico x Cruzeiro – E agora?
De volta à Série A após quase três anos, o Cruzeiro duela com o Corinthians no próximo domingo (16), às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. Já o Timbu terá duas semanas de volta e só retorna em 25 de abril, quando visita a Raposa em Belo Horizonte.