Nesta quarta-feira (26), Grêmio e Flamengo jogaram pela ida da fase de semifinal da Copa do Brasil de 2023. A partida aconteceu na Arena do Grêmio e o Rubro-Negro saiu em vantagem em busca pela vaga na decisão: 2 a 0, com gols de Gabigol e Thiago Maia. Assim, o Tricolor terá um panorama muito complicado para conseguir avançar no Maracanã.
Por outro lado, a atuação de Raphael Claus, árbitro FIFA, chamou atenção e rendeu muitas reclamações por parte dos torcedores do Grêmio. O grande questionamento dos gremistas foi a falta de critério na punição com cartões, que acabou gerando a expulsão de Walter Kannemann, mas que não foi dado cartão para Everton Ribeiro.
Índice
Torcida do Grêmio reage à atuação de Claus
Raphael Claus devia ter sido banido do futebol a muito tempo
— oqchap? (@ca1ohenrique) July 27, 2023
parabéns Raphael Claus você conseguiu ser ruim para as duas equipes eu tiro meu chapéu pra você
— ¹⁰ (@xjcrfcb) July 27, 2023
certeza q tem uma camisa do flamengo embaixo da do raphael claus
— m a l u 🇪🇪 (@gfbpamalu3) July 27, 2023
Raphael Claus mais flamenguista que o Zico…
— Felipe Melo (@Felipemeloa83) July 27, 2023
https://twitter.com/Ruan_moliveira/status/1684393689244635137
A missão impossível do Grêmio na Copa do Brasil
Definitivamente, a desvantagem do Grêmio na busca pela vaga na final da Copa do Brasil é bem grande. Isso porque, dado o retrospecto entre os times e a ausência do gol marcado fora de casa na competição, o Imortal precisa de um resultado quase inédito.
Em resumo, o Flamengo recebeu o Grêmio em 56 oportunidades, com 27 vitórias, 16 empates e apenas 13 vitórias do Grêmio. Contudo, o time gaúcho venceu o Mais Querido pelo saldo necessário para avançar, sem precisar de pênaltis, somente uma vez. O jogo foi disputado no Robertão de 1969, quando Alcindo, Flecha e Loivo deram a vitória por 3 a 0 ao Tricolor.
Além disso, ao considerar somente o recorte da Copa do Brasil, o Grêmio nunca venceu o Flamengo fora de Porto Alegre. Os times se enfrentaram no Rio em oito oportunidades, com quatro vitórias dos mandantes, além de outros quatro empates. O duelo que decidiu a edição de 1997 aconteceu três vezes depois dos anos 2000, onde os cariocas avançaram em todas as oportunidades (2004, 2018 e 2021).
Quando acontece a partida de volta entre Flamengo e Grêmio?
A partida que decide quem estará na grande final da Copa do Brasil 2023 acontece no próximo dia 16 de agosto, quarta-feira, também às 21h30 (horário de Brasília). O jogo acontece no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Os gaúchos ainda disputarão três rodadas do Campeonato Brasileiro antes de disputar o jogo de volta. O Grêmio enfrenta Goiás (fora), Vasco da Gama (fora) e Fluminense (casa).
Por outro lado, os cariocas têm cinco partidas a disputar: o Flamengo encara Atlético-MG (fora), Olímpia-PAR (casa), Cuiabá (fora), Olímpia-PAR (fora) e São Paulo (casa).
Quem enfrentará Flamengo ou Grêmio na decisão da Copa do Brasil?
Corinthians e São Paulo fazem a outra semifinal da Copa do Brasil. Na partida de ida, disputada na Neo Química Arena, o Timão levou a melhor e bateu o Tricolor por 2 a 1, com direito a atuação de gala de Renato Augusto.
Assim como Flamengo e Grêmio, os dois rivais paulistas voltam a se encontrar no dia 16 de agosto (quarta-feira). O clássico está marcado para às 19h30 (horário de Brasília) e terá o Morumbi como palco.
Próximos jogos do Grêmio
Goiás x Grêmio – Brasileirão 2023 – Hailé Pinheiro – domingo (30), às 18h30 (horário de Brasília);
Vasco da Gama x Grêmio – Brasileirão 2023 – São Januário – domingo (6), às 16h (horário de Brasília);
Grêmio x Fluminense – Brasileirão 2023 – Arena do Grêmio – domingo (13), às 16h (horário de Brasília).