Em jogo que mais parecia roteiro de filme de drama, tamanha a emoção do confronto, o Internacional venceu o América Mineiro pelo placar de 3 x 1, jogando no Estádio Beira-Rio. O Colorado fez um primeiro tempo de almanaque, não deixou o Coelho jogar, e abriu 3 x 0 de vantagem, placar necessário para fazer o time se classificar de forma direta para as quartas de final da Copa do Brasil. Porém, no segundo tempo, o time gaúcho caiu de produção, viu o time mineiro diminuir a contagem, e pior, se classificar nos pênaltis para a próxima fase da competição.
Índice
Assista aos melhores momentos de Internacional x América-MG
1º tempo: Colorado joga demais, e abre três gols de vantagem
Precisando reverter um placar de dois gols de diferença, o Internacional foi ao ataque diante do América-MG. Embora o time tivesse alguma dificuldade para criar chances de gol, quando conseguia furar a defesa do time mineiro, o time gaúcho era letal, e assim construiu uma larga vantagem, ainda na primeira etapa.
Em duas cobranças de falta lateral do uruguaio Carlos De Pena, o Inter marcou seus primeiros dois gols no jogo. Aos 19′ o cruzamento encontrou o zagueiro Nico Hernández para abrir o placar. Aos 31′, a bola encontrou Igor Gomes para fazer 2 x 0. Em mais uma bola parada, desta vez de pênalti, saiu o terceiro gol do Colorado. Lucca foi derrubado, mas o árbitro Luiz Flávio Oliveira mandou o jogo seguir. Após revisão do lance no VAR, o juiz marcou a penalidade, convertida por Pedro Henrique. O Inter viveu 45 minutos quase perfeitos no primeiro tempo.
2º tempo: Mancini mexe no time, e Coelho reage, em momento importante
Vagner Mancini fez três mexidas, entre elas as entradas dos atacantes Mikael e Mastroiani. Estas alterações levaram o time do América-MG ao ataque. O Inter tentou administrar cedo o resultado, e apostou em contra-ataques para tentar definir a eliminatória e marcar o quarto gol no jogo. O Colorado, teve grande chance com Renê. Com o gol praticamente aberto, o lateral-esquerdo chutou por cima quase da pequena área, um gol perdido, e que custaria muito caro ao time gaúcho.
Com postura diferente, o Coelho dominou as ações, ocupou o campo de ataque, e incomodou o goleiro John em pelo menos mais dois lances. De tanto insistir, o América-MG foi recompensado, após Juninho se antecipar a Nico Hernández e marcar o primeiro gol dos visitantes no jogo, placar que igualou o placar agregado e levaria a disputa para os pênaltis. Mano sacou nomes como Pedro Henrique, Lucca e Wanderson na etapa final, o que tirou força ofensiva do time.
Pênaltis
Pela primeira vez na história do VAR no futebol brasileiro, a arbitragem de vídeo interferiu em duas cobranças de pênalti, que foram fundamentais para a classificação do América-MG para as quartas de final da Copa do Brasil. Primeiramente, o árbitro de vídeo mandou voltar a cobrança de Alemão, defendida por Pasinato, e na segunda e mais decisiva, detectou dois toques em finalização de Carlos De Pena.
O uruguaio acabou escorregando em sua cobrança e tocou seu pé de apoio na bola, o que anulou a cobrança e significou erro por parte do Internacional. Na cobrança seguinte, Igor Maidana converteu e classificou o Coelho para as quartas de final da Copa do Brasil.
FAZ O PIX, P0RR@!!!! 💸🤑💰
NAS COBRANÇAS DE PÊNALTIS, GARANTIMOS UMA VAGA NAS QUARTAS DE FINAL DA @COPADOBRASILCBF!!!!!!
🎶🎶 IIIIIHHHHH, AMOR IGUAL EU NUNCA VIIII… 🎶🎶
📸 Mourão Panda / América#INTxAFC | (4)3×3(5)#PraCimaDelesCoelho #SomosVolt pic.twitter.com/CKqt9fxHnJ
— América FC (@AmericaFC1912) June 1, 2023
Internacional x América-MG – E agora?
Eliminado da Copa do Brasil, o Internacional volta a focar no Campeonato Brasileiro. No próximo final de semana, o time do técnico Mano Menezes terá pela frente o Santos, fora de casa, no sábado (3), às 21h (horário de Brasília). No mesmo dia, o classificado América-MG enfrenta o Corinthians, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Independência, em Minas Gerais, ambos os jogos são válidos pela 9ª rodada do Brasileirão.