A UEFA decidiu suspender o jogo entre AEK Atenas e Dínamo Zagreb, válido pela fase preliminar da Champions League que estava marcada para esta terça-feira (8), após a morte de um torcedor em uma briga generalizada envolvendo torcidas organizadas na Grécia. Os Ultras entraram em confronto na última segunda-feira (7) em frente OPAP Arena, em Atenas. O homem grego de 29 anos foi esfaqueado oito vezes e foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Outros nove ultras receberam atendimento médico pela briga generalizada. Segundo a polícia grega, 98 torcedores foram presos, sendo 82 da torcida do Dínamo. O confronto entre o time da Grécia e da Croácia não contava com torcida visitante porque a Uefa, entidade máxima do futebol europeu, entendeu que a partida tinha alto risco de confrontos. Agora, nenhuma das torcidas poderá comparecer à partida.
A proibição não impediu que 200 integrantes da torcida organizada do Dinamo, Bad Blue Boys (BBB), fossem à Grécia. Conforme publicou a imprensa grega, os torcedores croatas se encontraram com fãs do Panathinaikos, que além de rival do AEK, tem torcida aliada à BBB. Juntos, os ultras se dirigiram ao OPAP Arena, local onde aconteceu a confusão.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver o confronto das torcidas no entorno do estádio, com torcedores portando pedaços de madeira e atirando sinalizados, além de muito correria. Assista:
https://twitter.com/hooliganscz1999/status/1688682249980432385
https://twitter.com/hooliganscz1999/status/1688666682414313472
https://twitter.com/hooliganscz1999/status/1688671136349839360
A UEFA condenou a violência sofrida pelo torcedor, prestou condolências ao clube, aos torcedores e à família da vítima, além de reiterar que os responsáveis sejam presos.
“A UEFA lamenta da forma mais veemente possível os terríveis incidentes ocorridos em Atenas na noite passada e que resultaram na perda de uma vida. Ao expressar nossas mais profundas condolências à família da vítima, ao AEK Athens FC e seus torcedores, gostaríamos de reiterar que a violência não tem lugar em nosso esporte e esperamos que os responsáveis por este ato terrível sejam presos e entregues à justiça o mais rápido possível.”
O Dinamo Zagreb também se posicionou. O clube reforçou a mensagem para que seus torcedores não irem à Grécia pela proibição de torcida visitante.
“O Dinamo condena veementemente os distúrbios ocorridos ontem à noite em Atenas, nos quais, segundo relatos da polícia grega e da mídia grega e croata, manifestantes da Croácia estiveram envolvidos em um incidente com torcedores do clube de futebol grego AEK. […] Mais uma vez, relembramos e convidamos todos os adeptos do Dínamo a não se deslocarem para o jogo na Grécia, tendo em conta que a UEFA, em acordo com a polícia, decidiu que ambos os jogos serão disputados sem torcedores visitantes.”
Confronto entre Dinamo Zagreb e AEK Atenas será remarcado para a próxima semana
A UEFA informou que está em contato com os clubes para remarcar a partida de ida, na Grécia, para os dias 18 ou 19 de agosto. A volta, marcada para próxima terça-feira (15), se manterá nessa data e acontece na Croácia, sem torcedores do clube grego.
Quem avançar nesse confronto, enfrentar o Royal Antwerp, da Bélgica, na última fase antes dos grupos da Champions League. Quem for eliminado, joga a prévia da Europa League e, em caso de nova eliminação, entra na Conference League.
Briga na Grécia não foi a primeira desta temporada
Dessa vez pela fase prévia da Conference League, torcedores do FC Shkupi, da Macedônia do Norte, e do Levski Sofia, da Hungria, entraram em confronto no último mês e um homem ficou ferido gravemente ao ser esfaqueado na barriga. Autoridades macedônias prenderam 21 pessoas por essa briga. Na ocasião, o jogo aconteceu de toda forma e os húngaros venceram por 2 x 0.
https://twitter.com/thecasualultra/status/1684673894374912000