A tradicional, e cada vez mais disputada Série B do Brasileirão está prestes a começar. A partir do dia 14 de abril, 20 clubes do Brasil inteiro vão correr atrás da bola em busca do título, e também das quatro vagas para a elite do futebol brasileiro em 2024. O portal Futebol na Veia estudou minuciosamente cada um dos times que fazem parte da segunda divisão nacional em 2023, e mostra para você, os cinco melhores zagueiros da competição.
Técnicos, bons no desarme, e a cada dia que passa, mais presentes no processo de construção das jogadas. No futebol mundial, o zagueiro que só defende tem perdido espaço, mas o Brasil tem revelado bons nomes na posição, que além de destruir as jogadas, também tem qualidade na construção ofensiva, se liga.
Melhores zagueiros do Brasileirão Série B 2023
Luiz Otávio (Mirassol)
Grandalhão de 1,94 metros, Luiz Otávio é o xerifão da defesa do time do técnico Ricardo Catalá, que foi vice-campeão da Taça Independência do Campeonato Paulista em 2023. Apesar da altura, o defensor tem boa qualidade com a bola e sabe sair jogando como poucos. É um dos zagueiros mais técnicos dentre todos os defensores do Campeonato Brasileiro da Série B desta temporada.
O Mirassol contratou Luiz Otávio no início de 2023 diretamente do Bahia, após boas temporadas do zagueiro pelo Tricolor Baiano. O time do interior de São Paulo se reestruturou financeiramente, tem feito investimentos muito interessantes, e promete ser um dos clubes que podem surpreender nesta Série B. Revelado no Bangu em 2013, o zagueiro ainda passou pelo Bonsucesso, Chapecoense , Luverdense e Botafogo-SP.
Lucão (Guarani)
Lucão chegou ao Bugre no início de 2023, vindo do CSA de Alagoas, após as saídas de João Victor e Derlan, que deixaram o time de Campinas assim que terminou o Campeonato Brasileiro da Série B da temporada passada. A torcida do Guarani tinha receio de que um dos substitutos da boa dupla de zaga anterior não desse conta do recado, mas o atual zagueiro do Alviverde se demonstrou muito competente e chamou a responsabilidade no Paulistão deste ano.
Primeiramente ao lado de Castán, e depois de Alan Santos, Lucão demonstrou muita segurança, boa saída de bola e tempo de jogo impecável. Se o Guarani conseguiu se manter vivo na primeira divisão estadual em 2023, muito se deve ao fato de que o zagueiro, que foi revelado no São Paulo, se apresentou muito bem e, quando foi requisitado, cumpriu de forma eficiente o seu papel.
Após um começo de carreira turbulento no Tricolor Paulista, em Campinas, Lucão encontrou o seu melhor futebol, e é um dos destaques da posição para o Brasileirão da Série B desta temporada. O zagueiro de 27 anos, ainda tem passagens pelo Estoril de Portugal, Goiás e Mirassol.
Anderson Conceição (CRB)
Experiente zagueiro de 33 anos e que até o início desta temporada defendeu o Vasco da Gama, Anderson Conceição é um jogador moderno, que mesmo em idade avançada, tem vigor físico o suficiente para suportar a intensidade do jogo, e ainda por cima é muito bom pelo alto, seja para tirar bolas do seu sistema defensivo, como para criar chances de perigo no campo de ataque.
O defensor volta a disputar a Série B e terá no time treinado por Umberto Louzer a presença de outro zagueiro experiente para sequência da temporada, o incansável Gum. O CRB foi eliminado na Copa do Nordeste mas ainda está na Copa do Brasil e, na 3ª fase, vai enfrentar o Athletico-PR. No Campeonato Alagoano, o Galo está bem, e a um passo de conquistar o título já que venceu o primeiro jogo da final, diante do ASA de Arapiraca por 2 x 0.
Anderson Conceição começou no Santos, em 2009, e tem passagens por diversos times do Brasil e até mesmo do exterior. Em solo tupiniquim, o defensor jogou pelo Resende, Tombense, Criciúma, Figueirense, Mogi-Mirim, Bahia, Joinville, América-MG, e Cuiabá. Suas experiências internacionais foram no Philadelphia Union, dos Estados Unidos, Chaves, de Portugal, e Umm Salal SC, do Catar.
Tiago Pagnussat (Ceará)
Finalista do Campeonato Cearense e também da Copa do Nordeste com o Vovô, Tiago Pagnussat é o xerifão da defesa do técnico paraguaio Gustavo Morínigo. Muito bom na bola aérea, e também em confrontos pelo chão, o zagueiro de 32 anos, que também tem nacionalidade italiana, é peça importante do sistema de defesa do Ceará, que é um dos favoritos ao acesso, e também ao título da Série B em 2023.
Em 16 jogos na temporada, Tiago Pagnussat marcou um gol, e, ao lado deu seu companheiro de zaga, Luiz Otávio, formam um dos melhores sistemas de defesa entre todos os clubes que jogarão o Brasileirão da segunda divisão este ano.
Nascido em São Jorge d'Oeste, no estado do Paraná, Pagnussat começou sua longa carreira no Criciúma. De lá pra cá, o zagueiro de 32 anos soma passagens pelo futebol brasileiro, argentino, e japonês. O defensor foi contratado pelo Ceará em 2021, pouco tempo depois, o atleta passou pelo Nagoya Grampus, e mais recentemente pelo Cerezo Osaka, voltando ao time cearense nesta temporada.
Sabino (Sport)
Para muitos um dos melhores zagueiros deste Campeonato Brasileiro da Série B. Sabino tem 26 anos, e muito potencial para crescer. Revelado no Santos, chegou ao Leão da Ilha em 2021 e é titular absoluto do Sport desde então. Em 11 partidas em 2023, o jogador marcou um gol.
Com ótima saída de bola, visão de jogo acima da média, e muita entrega em campo, Sabino pode fazer dessa Série B de 2023 um trampolim na sua carreira, e atingir quem sabe o mercado de fora do futebol brasileiro. O Sport faz uma temporada muito boa até aqui. É finalista da Copa do Nordeste, um dos melhores ataques do futebol brasileiro nesta temporada, e é candidato mais do que concreto a subir para a elite do Brasileirão em 2024.





