Melhores zagueiros do Brasileirão Série A 2023

Com a Série A do Campeonato Brasileiro 2023 batendo na porta, o Futebol na Veia resolveu preparar um guia da competição, para que leitores e apostadores se informem sobre tudo que rola no principal torneio do futebol nacional. A lista abaixo reúne os melhores zagueiros do certame, aqueles mais seguros e confiáveis que dificilmente falham ou deixam o time na mão. Confira!

Melhores zagueiros do Brasileirão Série A 2023

Gustavo Gómez (Palmeiras)

Ídolo da torcida do Palmeiras, Gustavo Gómez é o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro e sul-americano já a algumas temporadas. Seguro, experiente e líder dentro de campo, o paraguaio se destaca não apenas na defesa, mas também no ataque. Na última edição do Campeonato Brasileiro foram nove gols marcados, número bastante elevado para um defensor. Sua boa impulsão, aliada a apurada noção de posicionamento dentro da área, fazem o experiente jogador constantemente levar perigo aos adversários na bola aérea.

Com excelente jogo físico, de imposição e antecipação, o camisa 15 é uma verdadeira fortaleza e se sobressai constantemente sobre a maioria dos atacantes que enfrenta dentro de campo. É figura fundamental e imprescindível no time comandado pelo técnico português Abel Ferreira.

Nino (Fluminense)

Segurança e elegância para jogar, assim podemos definir Nino, do Fluminense. Zagueiro moderno, o jogador é firme e preciso nas jogadas de dividia e no um contra um, mas também tem excelente precisão nos passes e lançamentos longos. Titular absoluto no time do técnico Fernando Diniz, o camisa 33 ajudou o Tricolor a terminar o último Campeonato Brasileiro na 3ª colocação, em zona de classificação para Copa Libertadores.

Nino foi titular em 30 dos 38 jogos do Fluminense no Brasileirão 2022 e deixou o campo sem ser vazado em nove deles. Em média, sofreu apenas 0,3 drible por jogo e realizou 2,9 cortes. Como citado, o defensor também se destaca com a bola nos pés. Na competição de pontos corridos acertou 91% dos passes e 66% das bolas longas.

Murilo (Palmeiras)

Parceiro de Gustavo Gómez na defesa do Palmeiras, Murilo chegou ao clube alviverde na temporada passada e desde então tem mostrado suas credenciais. Regularidade, segurança e vitalidade são os principais atributos diferenciais do zagueiro. No Brasileirão 2022 atuou em 32 das 38 partidas do Verdão e deixou o campo sem ser vazado 14 vezes, número bastante expressivo.

Assim como seu companheiro paraguaio no Palmeiras, Murilo também se aventura no ataque e consegue marcar seus gols. Foram cinco tentos na última edição do Campeonato Brasileiro e 11 somando a temporada 2022 completa. Firme e convicto nas jogadas, dificilmente é driblado (média de 0.6 no Brasileiro) e destrói com frequência descidas adversárias (média de 3.1 cortes no Brasileiro).

Cuesta (Botafogo)

Depois de se destacar no Internacional, Victor Cuesta se transferiu para o Botafogo na temporada passada e também conseguiu se sair bem por lá. Jogador mais regular do Glorioso no Brasileirão 2022, o zagueiro uruguaio se diferencia pelos bons desarmes, cortes, assistências e passes precisos. Líder da zaga alvinegra, disputou 29 jogos (28 como titular) na última edição do campeonato de pontos corridos, marcou quatro gols e não teve nenhum erro defensivo grave.

Referência técnica e de experiência, Cuesta é peça importante do Botafogo, que quer voltar a conquistar títulos pesados. O porte elegante para jogar aliado a boa noção de espaço e profundidade de campo, fazem do uruguaio um dos principais zagueiros em atividade no Brasil.

Gil (Corinthians)

Ídolo da torcida do Corinthians, Gil segue sendo referência entre os zagueiros do futebol brasileiro. Mesmo aos 35 anos de idade, o experiente defensor continua jogando em alto nível e foi o jogador do Timão com mais passes certos no ano de 2022. Além disso, o atleta liderou o plantel também em bolas longas capitalizadas e em ações defensivas, com mais de 280.

Peça-chave em Itaquera, Gil segue esbanjando confiança, segurança e categoria dentro das quatro linhas. O zagueiro corintiano é um dos nomes mais respeitados do plantel e tem voz ativa dentro do vestiário da equipe.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.