O Campeonato Brasileiro Série A 2023 está prestes a começar, e o Futebol na Veia já está no clima para o início da principal competição nacional do país do futebol. Depois de goleiros, zagueiros e laterais, é a vez de elencarmos os principais volantes do torneio de pontos corridos deste ano. Vem com a gente e confira a seleta lista abaixo!
Melhores volantes do Brasileirão Série A 2023
André (Fluminense)
Motorzinho do meio-campo do Fluminense, André foi eleito o jogador revelação do Campeonato Brasileiro de 2021. No ano passado, aumentou ainda mais seu nível de atuação e desfilou pelos gramados em que o Tricolor esteve. Cria de Xerém, o jovem entrou para a seleção do torneio em 2022 e se consolidou como um dos melhores jogadores da sua categoria.
Com raciocínio rápido e inteligente, André une velocidade, dinamismo e visão de jogo no meio-campo do Fluminense. Aos 21 anos, demonstra muita maturidade e categoria dentro de campo. No Brasileirão do ano passado, atuou em 34 partidas, acertou 92% dos passes e 73% dos dribles que tentou. Forte na marcação, teve média de 1.6 desarmes por jogo.
Zé Rafael (Palmeiras)
Titular de Abel Ferreira, Zé Rafael ajudou o Palmeiras a ser campeão brasileiro em 2022 e chega como um dos melhores de sua posição nesta temporada. Meia-armador de origem, o camisa 8 atuou como volante ao longo do ano passado e deu conta do recado. Foi o jogador do Alviverde com mais bolas recuperadas e duelos ganhos na última edição da competição de pontos corridos.
Simplicidade e eficiência definem Zé Rafael. O atleta, com poucos toques na bola, consegue clarear jogadas e facilitar o jogo da equipe alviverde no meio de campo. Além do bom passe e da boa visão de jogo, consegue chegar bem ao ataque, pisar na área e finalizar com espaço. É uma das peças mais importantes do forte time palmeirense.
Fernandinho (Athletico-PR)
Mesmo aos 37 anos, Fernandinho não pode ficar de fora dessa lista. Homem de confiança de Pep Guardiola no Manchester City, o experiente volante retornou ao Athletico na temporada passada e tomou conta do meio-campo da equipe. Inteligente, o camisa 5 usa e abusa de sua precisão nos passes e em lançamentos longos. Além disso, possui força física e vitalidade de sobra, fazendo com que quase sempre leve vantagem em duelos individuais na parte central do campo.
Cão de guarda, Fernandinho se diferencia também na marcação, sobretudo nos botes certeiros e roubadas de bola. Volante completo, o ex-Manchester City é a principal referência técnica e experiente do Athletico-PR em 2023.
Allan (Atlético-MG)
Titular em 31 jogos do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro de 2022, Allan é uma espécie de ‘faz tudo' do time alvinegro. Polivalente, o camisa 29 marca, desarma, passa e chega bem ao ataque. Importante no funcionamento do meio-campo e na engrenagem de jogo do Galo, o ex-Liverpool será peça chave do time mineiro, que lutará pelo tricampeonato brasileiro.
Com 1.4 desarmes por jogo e 1.3 cortes no Brasileirão 2022, Allan é combativo e preciso no combate mano a mano. Contudo, precisa tomar cuidado com as faltas, já que foram 10 cartões amarelos na última edição da competição de pontos corridos.
Gabriel Menino (Palmeiras)
Apesar de temporada apagada em 2022, com desempenho irregular em campo e atos de indisciplina fora das quatro linhas, Gabriel Menino parece ter dado a volta por cima. Em 2023, o camisa 25 é um dos principais nomes do Palmeiras e virou homem de confiança de Abel Ferreira. Com excelente vigor físico, o jovem de 22 anos consegue chegar com facilidade ao ataque, seja na condução de bola ou como elemento surpresa.
Bom de finalização, sobretudo as de fora da área, Gabriel Menino já soma cinco gols e uma assistência na atual temporada. Diferente do ano passado, o jogador está motivado em 2023 e tem seguido à risca as recomendações de Abel Ferreira dentro e fora de campo: cabeça fria e coração quente.





