Melhores goleiros do Brasileirão Série B 2023

O Campeonato Brasileiro da Série B vem aí. A abertura oficial acontece no dia 14 de abril, sexta-feira próxima, com o confronto entre Guarani e Avaí, que se enfrentam às 19h (horário de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas. Ao longo da próxima semana, o portal Futebol na Veia vai apresentar dados, estatísticas da competição, e os melhores jogadores de cada posição.

Todo bom time começa com um bom goleiro, portanto, vamos conhecer os cinco melhores goleiros do Campeonato Brasileiro Série B 2023, confira.

Melhores goleiros do Brasileirão Série B 2023

Renan (Sport Recife)

O Leão da Ilha do Retiro está em uma ótima fase em 2023. O time é finalista da Copa do Nordeste, e vai decidir o título contra o Ceará. O jogo de ida está marcado para o próximo domingo (9), e o jogo de volta será realizado no dia 19 deste mês de abril, em horário ainda a ser definido pela CBF.

Além de ser um dos melhores ataques do futebol brasileiro em 2023, a defesa do time treinado pelo técnico Enderson Moreira é muito eficiente, e conta com as boas atuações do goleiro Renan, que veio do Atlético Goianiense nesta temporada. Em 21 jogos disputados, o arqueiro do Rubro Negro pernambucano tomou apenas 12 gols, menos de um por partida.

Renan começou sua carreira no Botafogo do Rio de Janeiro, e surgiu como uma das grandes promessas da posição no futebol brasileiro. O goleiro foi transferido ao Avaí em 2017, e depois foi transferido para o Ludogoretz Rasgrad, da Bulgária. Após quatro temporadas no leste europeu, o jogador ficou um período de dois anos sem jogar, até que foi contratado pelo Atlético Goianiense.

Georgemy (Grêmio Novorizontino)

Georgemy é o paredão responsável pela boa fase do Tigre de Novorizonte no Campeonato Paulista A2. Seu time está nas finais da competição, diante da Ponte Preta, que também será adversário do Novorizontino no Campeonato Brasileiro da Série B. As atuações do goleiro, que chegou ao time do interior de São Paulo na temporada passada, dão tranquilidade ao torcedor, que espera por uma temporada mais tranquila em 2023.

No ano passado, o Grêmio Novorizontino flertou com a Série C, e quase foi rebaixado. Com um novo planejamento em pauta, a tendência é que os comandados do experiente treinador Nelsinho Baptista, possam fazer um campeonato digno, mais próximo da zona de classificação para a Série A do que da zona de descenso.

Georgemy começou no Cruzeiro em 2015, e passou boa parte do início de sua carreira no futebol português, onde defendeu o Vitória de Guimarães e também o Estoril. Em 2018, o goleiro voltou ao futebol brasileiro em 2018, e jogou no Tupi, Guarani, Boa Esporte, Villa Nova de Minas Gerais, CRB e Vila Nova de Goiás.

Matheus Albino (Botafogo-SP)

Goleiro de 28 anos que fechou o gol do Londrina na temporada passada, e que este ano veio vestir as cores do Pantera para a disputa do Campeonato Paulista. Em nove jogos na temporada, o goleiro foi vazado em 14 oportunidades. Em sua estreia pelo Botafogo-SP, contra o Santo André, na primeira fase do Paulistão, o arqueiro defendeu um pênalti.

O Pantera caiu na fase quartas de final do campeonato estadual, contrariando as expectativas e deixando para trás o gigante Santos, e esta boa campanha se deve, e muito às boas exibições de Matheus Albino na meta do time de Ribeirão Preto.

Matheus começou nas categorias de base do Joinville, em 2017, e nos últimos anos, defendeu o Londrina, e o Zira FK, do Azerbaijão.

Caíque França (Ponte Preta)

Se por um lado Georgemy foi o cara do Novorizontino no Paulistão A2, do outro, Caíque França pegou tudo e mais um pouco até aqui nesta temporada. Curiosamente, os dois goleiros se enfrentam na decisão do estadual deste ano, e vão voltar a duelar nos dois turnos do Brasileirão Série B.

O goleiro da Macaca, foi um dos melhores jogadores do Campeonato Paulista da segunda divisão, sendo muito seguro, firme e fazendo a diferença quando a Ponte precisou das suas intervenções. Em 22 jogos nesta temporada, contando os jogos do estadual e também da Copa do Brasil, o arqueiro foi vazado em 18 oportunidades.

Revelado pelo Corinthians em 2016, o goleiro passou pelo Oeste de Barueri antes de chegar ao time de Campinas em 2022.

Tony (Guarani)

O desempenho do Bugre no Campeonato Paulista foi aquém do esperado. Eliminado ainda primeira fase da competição, o time treinado pelo técnico Mozart Santos durante boa parte do estadual, chegou a flertar com a zona de rebaixamento, e não fosse a vitória sobre a Inter de Limeira na penúltima rodada, poderia ser rebaixado.

Tony foi importante em vários momentos desde a sua chegada e entrada no time. O goleiro substituiu Kozlinski, que se machucou no começo do estadual. Assim que tomou a posição, o ex-goleiro do Vila Nova não saiu mais do time titular, e teve muita regularidade durante a participação do Guarani no Campeonato Paulista.

Revelado nas categorias de base do Rio Verde-GO, Tony tem passagens de destaque por vários times de Goiás, tais como, Morrinhos, Anápolis. O goleiro também tem vasta experiência pelo futebol de Portugal, e defendeu as cores do CF União, Leixões e Cova da Piedade.

Antes de chegar ao Guarani, Tony era o goleiro titular do Vila Nova durante toda a temporada passada.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.