A Série A do Campeonato Brasileiro reúne os principais craques do futebol do país e do continente sul-americano. Com a edição 2023 batendo na porta, o Futebol na Veia resolveu trazer um guia com os melhores jogadores de cada posição, técnicos, candidatos a título, Libertadores, rebaixamento e muito mais!
Esta lista reúne os melhores goleiros do Brasileirão Série A 2023. Tradicionalmente, o Brasil sempre foi revelador de grandes jogadores para a posição, e nesta edição, como de praxe, o que não falta são atletas de qualidade. Confira a relação!
Melhores goleiros do Brasileirão Série A 2023
Weverton (Palmeiras)
Goleiro de Seleção Brasileira em Copa do Mundo, Weverton é a grande referência da posição no país e no continente já a algumas temporadas. O arqueiro do Palmeiras é sinônimo de segurança, liderança e talento. Com excelentes defesas e bom jogo com os pés, o camisa 21 alviverde é um dos principais pilares do time comandado pelo técnico português Abel Ferreira.
Ídolo da torcida palmeirense, o experiente atleta de 35 anos já ajudou o clube a levantar nove troféus desde que chegou, com destaques para as Libertadores de 2020 e 2021 e os Brasileiros de 2018 e 2022. Buscando alcançar mais vitórias e títulos, o Palmeiras certamente continuará precisando de seu paredão debaixo das traves.
Cássio (Corinthians)
Para muitos o maior goleiro da história do Esporte Clube Corinthians Paulista. Cássio, de 35 anos, segue sendo um dos principais arqueiros em atividade no nosso futebol. Dono de 1,96 metros de altura, o camisa 12 do Timão usa e abusa de sua envergadura para executar defesas de tirar o fôlego. Exímio pegador de pênaltis, o gigante já salvou e segue salvando o time alvinegro em grandes decisões.
Principal referência defensiva do Corinthians, Cássio atua pelo clube do Parque São Jorge desde 2011. De lá para cá, conquistou nove títulos e a idolatria eterna da segunda maior torcida do Brasil. Herói do Timão na Libertadores e principalmente no Mundial de 2012, o arqueiro segue sendo peça chave e indispensável no plantel corintiano.
João Paulo (Santos)
Natura de Dourados, Mato Grosso do Sul, João Paulo chegou ao Santos em 2011, ainda nas categorias de base. Apenas em 2020, na campanha do vice-campeonato do Peixe na Libertadores, se tornou titular absoluto do gol santista. Arqueiro com mais defesas difíceis do Campeonato Brasileiro 2021 (37 intervenções em 33 partidas), o camisa 34 tem evoluído a cada temporada no Alvinegro Praiano.
No ano passado, João Paulo foi o segundo goleiro com mais defesas difíceis no Brasileirão, empatado com Fábio, do Fluminense, e atrás apenas de Tadeu, do Goiás. Ao todo, o santista obteve 36 intervenções trabalhosas. Seguro e experiente, o arqueiro é fundamental para o desempenho do clube na competição de pontos corridos.
Tadeu (Goiás)
O talentoso Tadeu, goleiro do Goiás, merece lugar na lista. Milagreiro, o atleta de 31 anos salvou o Esmeraldino em diversas oportunidades em temporadas passadas, sendo responsável diretamente pela permanência do clube na elite do futebol brasileiro em 2022. Na última edição do Brasileirão foi o arqueiro mais exigido (158 defesas) e o que teve mais defesas difíceis no certame (42 em 38 jogos disputados).
Principal nome da defesa goiana, Tadeu é indispensável para o Esmeraldino se manter na Série A em 2023. Além das excelentes defesas, o camisa 23 é uma das principais vozes dentro do vestiário da equipe e exerce liderança importante dentro e fora de campo.
Bento (Athletico-PR)
Seguindo a premissa de revelar grandes goleiros nos últimos anos, o Athletico-PR tem um verdadeiro paredão no gol em 2023: Bento. Jovem e com enorme potencial, o arqueiro de 23 anos se destacou na temporada passada e já pode ser considerado um dos grandes nomes da posição no Brasil. Na mira de times europeus, o atleta esbanja segurança e bom desempenho debaixo das traves rubro-negras.
Desde os nove anos de idade no Athletico-PR, Bento assumiu a titularidade em 2022, depois que Santos, um dos maiores goleiros da história do clube paranaense, foi negociado com o Flamengo. Na temporada passada somou 52 jogos disputados e foi o jogador rubro-negro com mais minutos em campo. O jovem ficou 11 das 33 partidas da equipe no Brasileirão sem sofrer gols (33% dos duelos) e foi o sexto goleiro mais exigido no certame, com 110 defesas.





