Com um começo muito conturbado na temporada de 2023, o Flamengo demitiu o treinador português Vítor Pereira. Com isso, o argentino Jorge Sampaoli, que estava no Sevilha, da Espanha, chegou no dia 17 de abril ao Mais Querido. Somente no começo da temporada, o Mengo amargou o vice-campeonato carioca, levando uma goleada de 4 x 1 contra o Fluminense, de Fernando Diniz. Além disso, também foi eliminado, de forma precoce, no Mundial de Clubes FIFA e perdeu a Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador. Com isso, a missão do técnico argentino, ex-Santos e Atlético-MG, é fazer a equipe do Mengão voltar ao topo do futebol continental.
O pedido inusitado de Sampaoli no Flamengo
Desde que chegou ao Flamengo, Jorge Sampaoli comandou quatro jogos, com duas vitórias e duas derrotas. Ambas as derrotas, para o Internacional, em Porto Alegre, e para o Botafogo, no Maracanã, tiveram algumas falhas de marcação e muitas chances perdidas pelo time carioca. Com isso, o argentino não aliviou para os jogadores do Flamengo nas entrevistas coletivas e já teria uma forma de trabalhar melhor essas situações de jogo.
Segundo informações do jornalista Mauro Cezar Pereira, no programa Bate-Pronto, da Rádio Jovem Pan, Sampaoli teria pedido aos dirigentes do clube que pusessem o telão, que foi comprado pelo clube no começo de 2022, ainda no trabalho do português Paulo Sousa, de volta no Ninho do Urubu. Ainda conforme o jornalista, a tecnologia é muito usual no futebol europeu e é vista com bons olhos pelo treinador argentino, que passou as últimas temporadas trabalhando no futebol francês e espanhol.
Os números de Paulo Sousa (e o telão) no Flamengo
Ao todo, o treinador português comandou o Rubro-Negro em 32 oportunidades, onde venceu 19 vezes, empatou sete e perdeu seis jogos. Além disso, sua equipe marcou 59 gols (1,84 G/J) e sofreu 29 (0,91 G/J). De uma forma geral, o aproveitamento de 66,6% foi positivo, mas o desempenho do time dentro de campo deixou a desejar. Após algumas contestações de grande parte da torcida, Paulo Sousa foi demitido após a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, quando perdeu por 1 x 0 para o Red Bull Bragantino, fora de casa, no dia 8 de junho.