Nesta quarta-feira (13), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Athletico-PR, no Estádio Kléber Andrade (Cariacica, Espírito Santo), em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida, uma dúvida paira na cabeça do técnico Jorge Sampaoli e tem dado o que falar entre os torcedores rubro-negros: quem deve ser titular no gol da equipe? Matheus Cunha ou Rossi?
Augustín Rossi chegou ao Flamengo no início de julho e, desde então, sequer disputou um jogo com a camisa rubro-negra. O arqueiro argentino ficou 14 partidas no banco de reservas desde que foi anunciado pelo clube e vive a expectativa de estrear justamente nesta quarta (13), diante do Athletico-PR. No entanto, a volta antecipada de Matheus Cunha da Seleção Olímpica pode frustrar os planos do ex-goleiro do Boca Juniors.
A comissão técnica do Flamengo de fato preparava a estreia de Rossi nos últimos dias, já que Matheus Cunha não participaria de nenhuma atividade pré-jogo ao longo da semana. Contudo, como citado, isso pode não ocorrer, já que o goleiro titular do Mais Querido voltou mais cedo ao Brasil após o cancelamento do amistoso da Seleção Olímpica contra Marrocos, por conta de um terremoto no país africano.
Índice
Matheus Cunha treina normalmente e ‘larga' na frente em disputa com Rossi
De volta ao Flamengo, Matheus Cunha se apresentou ao clube nesta terça-feira (12) e participou normalmente das atividades no CT Ninho do Urubu. Xodó e titular de Jorge Sampaoli, o jovem goleiro de 22 anos foi relacionado para a viagem rumo ao Espírito Santo e tem boas chances de começar jogando.
Rossi, por sua vez, mantém as esperanças de ser titular pela primeira vez no Flamengo. O goleiro, que teve passagem apagada pelo Al-Nassr antes de desembarcar no Rio de Janeiro, vem treinando bem no Ninho do Urubu e atingiu os níveis físicos e técnicos desejados nas últimas semanas.
Antes de seguir viagem para enfrentar o Athletico-PR, em Cariacica, o Flamengo trabalhou no Ninho do Urubu! #VamosFlamengo
📸: Gilvan de Souza /CRF pic.twitter.com/cFmXopx94w
— Flamengo (@Flamengo) September 12, 2023
Opinião da torcida sobre quem deve ser o titular
Matheus Cunha cresceu de produção em 2023 e passou a ser titular absoluto do gol do Flamengo com a chegada de Sampaoli. O goleiro, porém, não é unanimidade entre os torcedores. Há aqueles que defendem o jovem e sua repentina ascensão na temporada. Em contrapartida, muitos rubro-negros dizem não confiar em Cunha, sobretudo após as falhas do arqueiro na eliminação do Mais Querido na Libertadores, diante do Olimpia, no Paraguai.
Em meio ao retorno de Matheus Cunha da Seleção Olímpica e a possibilidade do cria do Ninho ‘impedir' a estreia de Rossi, flamenguistas passaram a debater sobre o tema nas redes sociais. Apesar da disputa acirrada, o nome do goleiro argentino parece mais bem quisto entre os rubro-negros.
Matheus Cunha sendo fominha e não querendo dar espaço para o Rossi!!!
— Du Marques (@Du_marques_81) September 12, 2023
NAOOOOOOO!!! Titular tem q ser o Rossi
— MATHEUS SIQUEIRA (@Matheussou2a) September 12, 2023
Cunha precisa jogar po, domingo ja é a final. Se formos campeões e consequentemente garantirmos a vaga na libertadores ai sim sou a favor de que se de minutagem para o rossi
— Dom Pedro (@Arcanjo081) September 12, 2023
Rossi nunca vai ter uma chance? Esse goleiro braço de jacaré que pula em câmera lenta não dá.
— Gilvan Rocha ⚫️🔴 (@gilvan_23) September 12, 2023
Trajetória de Matheus Cunha no Flamengo
Antes de chegar ao Flamengo, Matheus Cunha defendeu as categoria de base do São Paulo do sub-15 ao sub-20. Após ser escanteado no elenco tricolor, o goleiro foi contratado pelo Rubro-Negro na temporada 2020, em um primeiro momento para a equipe sub-20 do clube.
No ano passado fez sua estreia nos profissionais do Mais Querido diante da Portuguesa, dia 26 de janeiro, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Entretanto, foi na atual temporada que começou a fazer sucesso com a camisa rubro-negra. São 35 partidas disputadas em 2023 e 28 gols sofridos até o momento.
Carreira de Augustín Rossi
Augustín Rossi nasceu em Buenos Aires e começou a carreira nas categorias de base do Chacarita Jrs, em 2013. Passou por Estudiantes e Defensa y Justicia antes de se transferir para o Boca Juniors, na temporada 2017. Dois anos depois, o goleiro foi emprestado ao Antofagasta, do Chile, e ao também argentino Lanús. Ele retornou ao Boca em 2020, quando conseguiu ter sequência como titular.
Desde de que se firmou no Boca Juniors, o goleiro de 1,90 de altura passou a conquistar a apaixonada torcida xeneize, sobretudo pelo seu alto percentual de defesas de pênalti. Ao todo, efetuou 16 intervenções em 41 cobranças, número que o coloca como o terceiro arqueiro que mais defendeu penalidades máximas na história do clube, atrás somente de Abbondanzieri (24) e Navarro Montoya (20).
Em 2022, Rossi foi eleito o melhor jogador do futebol argentino e ajudou o Boca Juniors a conquistar os dois títulos nacionais (Copa da Liga Argentina e Campeonato Argentino). Na temporada citada, esteve em campo em 46 jogos, foi vazado 35 vezes e fez 23 defesas difíceis.
No início de 2023, o arqueiro de 28 anos optou por não renovar com o Boca e acabou sendo emprestado ao Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, antes de se apresentar ao Flamengo. Pelo clube árabe, entro em campo apenas oito vezes e não deixou saudades.