Maratona de jogos “mói” aproveitamento do América-MG

Na manhã do último domingo (11), o América-MG começou perdendo por dois gols de desvantagem, mas buscou o empate por 2 x 2 com o Athletico-PR pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, o Coelho ocupa o 18º lugar da competição, com oito pontos somados, mesma pontuação do Goiás e um atrás do Corinthians, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

A partir desse momento, o futebol brasileiro terá uma pausa de 10 dias por conta da data Fifa. O clube mineiro só voltará a campo em 22 de junho, fora de casa, contra o Grêmio, às 19h (horário de Brasília).

O jogo com o Athletico representou ao América-MG o 21º em 71 dias, média de uma partida a cada 3,4 dias. Confira os números nesse período e quando foi a última vez que o time treinado por Vagner Mancini teve uma semana inteira para trabalhar.

Cansaço de quatro competições aperta e América-MG tem apenas 38% de aproveitamento no período

A sequência de 21 jogos consecutivos sem uma semana livre de treinos começou em 1 de abril. Na ocasião, atuou pela ida da final do Campeonato Mineiro com o Atlético-MG, que terminaria campeão na semana seguinte com duas vitórias (3 x 2 e 2 x 0).

Entre as finais, o Coelho estreou pela Copa Sul-Americana com goleada por 4 x 1 contra o Peñarol, do Uruguai. Porém, o clube só voltaria a vencer pela competição em 6 de junho, ao superar o Millonarios, da Colômbia, na Arena Independência.

A equipe de Mancini ainda tem chances de classificação aos 16 avos da competição sul-americana, pois soma sete pontos, três a menos que os rivais colombianos, e na última rodada enfrenta o time uruguaio, fora de casa, que ainda não venceu no torneio.

No Campeonato Brasileiro o início foi preocupante, com seis jogos sem vitória no início. Triunfou pela primeira vez contra o Fortaleza e depois em cima do Corinthians, mas segue na zona de rebaixamento.

Durante esses 71 dias, foram apenas sete vitórias nas 21 partidas, com 11 derrotas e três empates, aproveitamento de 38% dos pontos, conforme dados do SofaScore. Agora, o time folgará por uma semana pela primeira vez desde o período entre 19 de março e 1 de abril, quando também aconteceu uma data Fifa.

Maratona de jogos "mói" aproveitamento do América-MG
América soma 11 derrotas em 21 partidas durante período sem treinamentos (Foto: SofaScore)
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.