Luís Castro quebra recorde no Botafogo e repercute em Portugal; confira

Botafogo x Atlético-MG mediram forças na noite do último domingo (7), no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso se impôs em casa e, sem sustos, bateu o Galo por 2 x 0. Victor Sá e Matheus Nascimento fizeram os gols do jogo. O resultado, além de manter o time carioca na liderança do torneio, quebrou um tabu de mais de 40 anos.

Isso porque o Alvinegro do Rio de Janeiro não vencia as quatro primeiras disputas do torneio desde 1981. Naquela temporada, o Glorioso venceu Desportiva Ferroviária, por 4 x 0, o Operário-MS, por 1 x 0, o Corinthians, por 3 x 1, e o Brasília, por 2 x 0. Em contrapartida, no quinto jogo daquele Campeonato Brasileiro, o Botafogo perdeu para a Portuguesa por 1 x 0.

O feito conquistado por Luís Castro ganhou repercussão no jornal português A Bola, que também mencionou que o Alvinegro retomou a liderança da competição. O também deu destaque para a goleada do Palmeiras, de Abel Ferreira, por 5 x 0 sobre o Goiás, que também fez com que o time do Palestra Itália esteja na 1ª posição, em pontos, do Brasileirão 2023, com as mesmas quatro vitórias em quatro jogos.

https://twitter.com/CanalDoManel_/status/1655531548349800449

Confira os resultados do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023

  • Botafogo 2 x 1 São Paulo
  • Bahia 1 x 2 Botafogo
  • Flamengo 2 x 3 Botafogo
  • Botafogo 2 x 0 Atlético-MG

Os números de Luís Castro no Botafogo

O treinador português estava no Al-Duhail, do Catar, antes de desembarcar no Botafogo. É a segunda temporada do lusitano sob comando do Glorioso. Em 2022, foram 55  jogos, 24 vitórias, 10 empates e 21 derrotas. Com isso, o português conquistou um aproveitamento de 49,7%. Também no ano passado, o clube parou nas semifinais do Campeonato Carioca, em 11º lugar no Campeonato Brasileiro e caiu para o América-MG, nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Em contrapartida, Luís Castro esteve à frente do Botafogo em 26 jogos até aqui, com 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Além disso, marcou 50 gols e sofreu apenas 18, sendo um dos melhores ataques do futebol brasileiro. O Fogão disputa a Copa Sul-Americana, o Brasileirão 2023, a Copa do Brasil. Já no Campeonato Carioca, a Estrela Solitária conquistou a Taça Rio, contra o Audax-RJ.
Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.