Luís Castro fala sobre brigar por três competições com o Botafogo; veja

O Botafogo vive um grande momento e surpreende pelo fato de ser o líder isolado do Campeonato Brasileiro. Disputando também a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, o treinador Luís Castro concedeu entrevista ao Sportv, do Grupo Globo, falando sobre o calendário conturbado que o Glorioso terá que encarar. O português, em resumo, afirmou não querer “deixar nada para trás”.

Quando olhamos para as competições, não menosprezamos nenhuma. Preciso encontrar um equilíbrio de todos os jogadores no mesmo nível, o que é algo complexo. Procuramos que seja o mais perfeito possível. Não quero deixar a Sul-Americana e Copa do Brasil para trás, nem perder gás no Brasileiro. Não quero deixar nada para trás. Quero ir atrás de tudo e minha equipe quer caminhar em cima das três“, disse.

Nesta quarta-feira (17), o Botafogo enfrenta o Athletico-PR com força máxima, o que tem sido recorrente em 2023. Desde o início do Brasileirão, o alvinegro poupou seus titulares em poucas oportunidades. Entretanto, assim como todos os grandes clubes brasileiros, desafios como equilíbrio físico e rendimento podem atrapalhar a competitividade do Fogão.

Atualmente, o Botafogo não conta com Danilo Barbosa, Matías Segovia e Rafael, além de Patrick de Paula, que está fora desde o começo de 2023. Alguns reforços chegaram, como o próprio Segovia, Di Plácido e Júnior Santos, mas a quantidade de partidas a disputar pode desgastar o elenco do clube carioca.

O calendário do Botafogo em 2023

Em suma, o Fogão tem mais 32 jogos a disputar pelo Campeonato Brasileiro. De forma simplificada, considerando que a equipe jogue o torneio nacional até 3 de dezembro, data do fim da competição, o Botafogo disputará uma partida a cada seis dias. Soma-se a isso também a possibilidade de avançar nas copas: do Brasil (e Sul-Americana, caso passe da fase de grupos), mais dois jogos terão de ser disputados e, consequentemente, o espaço entre os duelos e da preparação ficará menor.

Os números de Luís Castro no Botafogo

O treinador português estava no Al-Duhail, do Catar, antes de desembarcar no Botafogo. É a segunda temporada do lusitano sob comando do Glorioso. Em 2022, foram 55  jogos, 24 vitórias, 10 empates e 21 derrotas. Com isso, o português conquistou um aproveitamento de 49,7%. Também no ano passado, o clube parou nas semifinais do Campeonato Carioca, em 11º lugar no Campeonato Brasileiro e caiu para o América-MG, nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Em contrapartida, Luís Castro esteve à frente do Botafogo em 26 jogos até aqui, com 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Além disso, marcou 50 gols e sofreu apenas 18, sendo um dos melhores ataques do futebol brasileiro. O Fogão disputa a Copa Sul-Americana, o Brasileirão 2023, a Copa do Brasil. Já no Campeonato Carioca, a Estrela Solitária conquistou a Taça Rio, contra o Audax-RJ.
Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.