O ex-jogador Diego Lugano, com passagens por São Paulo, Paris Saint–Germain, da França, dentre outros times, sempre foi polêmico. Seja pelas entradas fortes nos gramados ou pelo que dizia fora dele.
Dessa vez, o uruguaio campeão da Copa América de 2011 falou em entrevista ao programa de rádio uruguaio Fútbol por Carve que a arbitragem ajudou a Seleção Argentina de Lionel Messi a ser campeã da Copa do Mundo de 2022.
“Eles (árbitros) ajudaram a Argentina a ser campeã mundial. Não há dúvida de que eles lhe deram uma mão amiga. Tiveram os seus méritos, mas dos cinco pênaltis que deram, quatro não foram. Totalmente forçados. Isso é uma realidade. Mas, também é um mérito do Messi, que movimenta o mundo“, disparou o ex-zagueiro.
A Argentina, de fato, bateu o recorde de pênaltis a favor na história das Copas com cinco penalidades. A marca anterior pertencia a Portugal, no Mundial de 1966, e da Holanda, em 1978, ambos com quatro cobranças.
💣🗣️“A Argentina lo ayudaron a ser campeón del mundo. 4 de los 5 penales que le cobraron no fueron”
– Diego Lugano, ex jugador de la Selección de Uruguay en @FxCarve. pic.twitter.com/gyhPzTgLbZ
— Pablo Giralt (@giraltpablo) May 15, 2023
Lugano ainda levantou a bandeira contra o árbitro de vídeo no futebol. Para o hoje comentarista, os juízes não entendem o que é um contato e que a tecnologia traz mais dúvidas do que certezas ao esporte.
“Em um jogo pode haver 20 pênaltis ou nenhum. Eu disse isso ao careca Pierluigi Colina (ex- juiz) na Copa do Mundo. Acontece na Argentina. Não viram o pênalti do Boca (Junior) contra o River (Plate)? No Brasil também“, disse.
“O que me preocupa é que os jogadores não se movimentam para dar a sua opinião. Não pode um clássico ou um jogo ser definido por tamanha estupidez. Está definido um campeonato, o futuro de um jogador ou de um treinador. O VAR traz mais dúvidas do que justiça ao futebol. Obriga o juiz a intervir em jogadas estúpidas e inconsequentes. Eles não entendem o que é um contato“, completou Lugano.