Nesta semana, na coluna Lado B do Futebol, iremos rumo ao Oriente Médio, vamos conhecer o futebol de Israel. Como sempre, um brasileiro que seja destaque no país alternativo nos ajudará a explicar as particularidades do local fora do tradicional eixo do futebol. Hoje, Lucas Serafim, atacante do Kiryat Shmona, será o nosso guia até Israel.
Índice
Lado B do Futebol
A Israeli Premier League ou Ligat Ha’al é disputada no formato de pontos corridos, composta por 14 clubes que se enfrentam em turno. O campeão da liga israelense conquista uma vaga na UEFA Champions League, já o vice e o terceiro colocado do campeonato ganham direito de disputar a UEFA Europa League.
HISTÓRICO DO JOGADOR
Lucas Serafim tem 21 anos, o atacante tem passagens no Brasil por clubes como Altos e Confiança. Já no exterior o jogador passou pelo futebol da República Tcheca. Mas o jogador pertence ao Bohemians Praha, da República Tcheca. Atualmente Lucas está emprestado ao Kiryat Shmona, de Israel. O atacante chegou ao país israelense no meio de 2018.
“Tive diversos motivos pra optar vir para cá: maior chance de jogar, um salário maior. E além de tudo, por eu ser cristão, é um país que sempre quis conhecer, então ficou fácil por optar”, contou Lucas.
https://www.instagram.com/p/Bi2MZ6gh_Lu/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1x67dy3p54art
O FUTEBOL DE ISRAEL
O país do Oriente Médio tem atualmente pelo menos cinco divisões de futebol, a principal é a Ligat Ha’al. Lucas Serafim conta que não teve dificuldades para se adaptar ao clima israelense, o atacante conta que o campeonato tem uma organização regular.
“Eles são bem corretos em questões salariais e em fazer você se sentir bem”, relata Lucas a respeito do seu clube.
O clube que Lucas está emprestado atualmente é o Kiryat Shmona, a equipe foi fundada em 2000. Baseado na cidade que leva o mesmo nome do time, o Kiryat venceu a liga israelense na temporada 2011/12.
Israel tem cerca de 8 milhões de habitantes, o jogador brasileiro fala sobre a boa relação com os torcedores israelenses.
“Com os torcedores há um carinho enorme, uma relação sensacional porque eles amam o futebol e, consequentemente amam os brasileiros”, disse.

A língua oficial de Israel é o hebraico, Lucas Serafim contou para a coluna Caminhos do Futebol que não teve dificuldades com a comunicação porque boa parte do país fala inglês, tanto população como também comissão técnica e jogadores do clube.
ISRAEL X PALESTINA
A localidade é considerada sagrada tanto para os israelenses quanto para palestinos. O estado de Israel foi criado em 1948 após uma Assembleia Geral da ONU, na decisão ficou decidido que além do estado judeu, um estado palestino também seria criado, até hoje esse conflito persiste.
Ao ser questionado se já havia presenciado algum tipo de situação conflituosa a respeito dessa disputa entre Palestina e Israel, Lucas disse que o sistema de defesa israelense atua para deter qualquer ameaça.
“Não presenciei, mas ouvi falar que o país foi atacado, mas nada atingiu aqui porque eles têm toda uma estrutura pra deter qualquer ataque que seja feito antes que esse ataque alcance a terra”, contou o atacante brasileiro.
VOLTA PARA O BRASIL
Quando perguntado sobre uma possível volta para o Brasil, o atacante deixou aberta esta possibilidade no futuro.
“Por enquanto quero seguir mais um ou dois anos aqui, e depois não sei pra onde irei. Mas certamente pretendo voltar ao Brasil um dia e construir minha vida lá”, concluiu Lucas Serafim.

Mas a temporada atual da Israeli Premier League está na sua 20ª rodada. O líder do campeonato até agora é o Maccabbi Tel Aviv com 52 pontos, já o time de Lucas, o Kiryat Shmona está na 8ª colocação com 25 pontos.





