Na última quinta-feira (28), a Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA) emitiu comunicado sobre a possibilidade de atuação de um jogador no futebol brasileiro. A consulta, feita anteriormente pelo Cruzeiro ao Comitê Disciplinar da FIFA, obteve resposta da entidade sobre uma dúvida que o clube tinha.
FIFA libera Henrique Dourado para atuar pelo Cruzeiro
O Cruzeiro obteve a resposta sobre a possibilidade de Henrique Dourado jogar no clube brasileiro. O atleta, que possui uma pendência disciplinar junto ao futebol chinês, estava aguardando a decisão da FIFA para atuar pelo clube mineiro.
Punido ainda em agosto de 2022, Henrique Dourado conseguiu liberação da entidade máxima do futebol para ir a campo. No entanto, a Associação Chinesa de Futebol entrou com recurso junto ao Tribunal Arbitral do Esporte; solicitando que a penalização fosse cumprida em qualquer país.
Com a autorização da FIFA, Henrique Dourado passa a poder para entrar em campo pelo Cruzeiro, coisa que antes era dúvida no departamento jurídico do clube. O atleta chegou a ser relacionado, mas a comissão técnica voltou atrás. Hoje, no entanto, Dourado foi relacionado para o próximo jogo do Cabuloso, contra o RB Bragantino pelo Brasileirão Série A.
Resguardado pelo parecer da FIFA sobre o caso, o Cruzeiro já pode escalar Henrique Dourado. Em comunicado oficial nesta sexta-feira (28), o clube celeste esclarece a situação e tranquiliza seus torcedores.
“Esta condição só poderá ser modificada após o julgamento em definitivo no Comitê Disciplinar da FIFA, em que Henrique Dourado apresenta defesa para que a punição seja restrita aos campeonatos na China“, afirmou o clube.
Ainda no texto do comunicado publicado nesta sexta-feira (28), o Cruzeiro segue diligente e cauteloso com o caso Henrique Dourado: “O clube seguirá monitorando esse julgamento e se mantém resguardado nos termos dos regulamentos e das consultas realizadas junto às entidades, assim como no contrato acordado com o atleta“, diz o clube.