O futebol brasileiro é uma grande máquina de revelar craques em todas posições, inclusive na zaga. Nomes como Lúcio, Aldair e Bellini são alguns dos que fizeram história em terras tupiniquins. Um outro zagueiro brasileiro, lenda do Real Madrid, da Espanha, que nunca jogou pela Seleção Brasileira foi apontado como o maior zagueiro da história do esporte por Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo.
Em entrevista ao portal Relevo, o agente disse que Képler Laveran Lima Ferreira, mais conhecido como o zagueiro luso-brasileiro Pepe, “é o melhor central (zagueiro) da história do futebol mundial, um modelo e uma inspiração”.
Com 40 anos, Pepe acabou de renovar seu vínculo com o Porto, de Portugal, por mais uma temporada e completará o 41º aniversário em 26 de fevereiro do próximo ano.
No último sábado (22), em partida contra o Paços de Ferreira pelo Campeonato Português, uma recuperação do experiente zagueiro chamou atenção. O “quarentão” deu um pique que atingiu 33 quilômetros por hora e impediu que o Porto sofresse uma finalização de cara com o goleiro Diogo Costa.
https://twitter.com/FCPorto/status/1649893082395975682
Capitão e titular na zaga, Pepe entrou em campo 28 vezes nessa temporada. Ele retornou ao Porto em 2019, após passagem pelo Besiktas, da Turquia.
O zagueiro entrou para os holofotes mundiais a partir de sua passagem por 10 anos no Real Madrid, onde se tornou uma lenda. Foram três Champions Leagues e Campeonatos Espanhóis conquistados, além das taças da Copa da Espanha, Mundial de Clubes, Supercopa Europeia e Espanhola.
No total, Pepe vestiu a pesada camisa branca madridista em 334 oportunidades, com 15 gols marcados e 20 assistências distribuídas. Apesar de ser considerado maldoso por alguns, foi expulso apenas seis vezes com Los Blancos, mas sofreu 83 cartões amarelos.
Pepe é nascido em Maceió, onde jogou pela base do Corinthians-AL antes de ser adquirido pelo Marítimo, de Portugal, equipe onde se profissionalizou em 2002. Ainda atuou entre 2004 e 2007, na primeira passagem pelo Porto, antes de ingressar na equipe de Madrid.
Formado no futebol português, naturalmente se naturalizou e defendeu as cores da Seleção Lusitana em 133 jogos, com destaque para conquista da Eurocopa de 2016.