Joga ou não joga? Presença de Zé Rafael pode ser ‘crucial’ para o Palmeiras contra o São Paulo

Na noite desta quinta-feira (13), a partir das 20h (horário de Brasília), Palmeiras x São Paulo medem forças no Allianz Parque, em jogo válido pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Por ter perdido a partida de ida por 1 x 0, o Alviverde precisa vencer por dois ou mais gols de diferença se quiser avançar às semifinais sem pênaltis.

A principal dúvida na escalação do Palmeiras para logo mais é Zé Rafael. Em fase final de recuperação de um estiramento no joelho, o volante treinou com o elenco nos últimos dias e tem boas chances de pintar no time titular. Números mostram que a presença do camisa 8 em campo é fundamental para o Alviverde na temporada. Sem o jogador, a aproveitamento do Verdão cai vertiginosamente.

Números do Palmeiras com e sem Zé Rafael

A diferença nos números do Palmeiras com e sem Zé Rafael escancaram a importância do volante para o time de Abel Ferreira. Segundo o Sofascore, site especialista em dados e estatísticas do futebol, o aproveitamento do Verdão é de 74% na atual temporada quando o camisa 8 está em campo. Levando em conta este recorte, a equipe alviverde disputou 33 jogos, venceu 22, empatou sete e perdeu quatro.

Em contrapartida, sem Zé Rafael, o Palmeiras sofre e apresenta queda bastante significativa nos números. Afinal, são apenas 48% de aproveitamento quando o volante é ausência no time. Em nove partidas, são três triunfos, quatro empates e dois reveses.

Joga ou não joga? Presença de Zé Rafael pode ser 'crucial' para o Palmeiras contra o São Paulo
Números do Palmeiras com e sem a presença de Zé Rafael em campo (Sofascore)

Marcação é o forte de Zé Rafael no Palmeiras

Sem Zé Rafael em campo, o Palmeiras perde em poder de marcação e consistência defensiva. Na ausência do camisa 8, Abel Ferreira optou por Richard Ríos. Desse modo, diante do São Paulo, no jogo de ida da Copa do Brasil, o técnico português mudou o esquema e escalou o Alviverde com três zagueiros, muito por conta da fragilidade do colombiano no combate e marcação.

Após a saída de Danilo para o futebol inglês, Abel passou a utilizar Zé Rafael como 1º volante, por enxergar bom posicionamento, intensidade e pegada na marcação no jogo do camisa 8. A lesão dele prejudicou a estratégia do treinador português e o Palmeiras passou a apresentar dificuldades no setor de meio-campo.

Vale destacar que além de Zé Rafael, o Palmeiras conta com outros dois nomes para a posição de 1º volante, são eles: Jailson e Fabinho. O mais experiente vinha se recuperando de uma lesão no joelho. Já o jovem, cria da base alviverde, não agradou a comissão técnica palmeirense quando esteve em campo.

Provável escalação do Palmeiras

Buscando virar o confronto e conseguir classificação às semifinais da Copa do Brasil, o Palmeiras deve ir a campo com o que tem de melhor para enfrentar o São Paulo. A provável escalação do Alviverde é: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Luís Guilherme (Endrick) e Rony.

Enquanto Zé Rafael é dúvida, Artur e Atuesta são desfalques confirmados para o Choque-Rei. O atacante já defendeu o Red Bull Bragantino na atual edição da Copa do Brasil e por isso não pode entrar em campo. O meio-campista, por sua vez, segue se recuperando de uma lesão ligamentar no joelho e está sob cuidados do departamento médico do clube.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.