O grande desempenho de Emiliano Martínez nas cobranças de pênaltis contra a Holanda e também diante da França na Copa do Mundo do Catar em 2022, chamou a atenção da IFAB, que na última sexta-feira (24), impôs novas regras para goleiros, que a partir da próxima temporada não poderão fazer nenhum tipo de “catimba” debaixo das traves em disputas de pênaltis.
Com isso, os arqueiros não poderão fazer nenhum tipo de provocação, como atrasar cobranças, ou ficar se movimentando de um lado para o outro, de forma a tirar a concentração dos batedores.
Outra mudança que será implementada é o acréscimo do tempo de comemoração de um gol nos minutos de desconto da partida. Segundo a entidade, boa parte dos minutos perdidos de bola rolando são oriundos da festa dos jogadores quando marcam.
A partir de 1º de julho, as mudanças nas regras da IFAB impedem os guarda-redes de provocar nos pênaltis.
– Os guarda-redes não podem tocar nas traves e redes
– Adiar a execução do penalti
– Distrair o batedor
– Comportamentos que não demonstram respeito pic.twitter.com/v09JQ2rlxF— GonçaloDias17 (@goncalo_diass17) March 25, 2023
Mudanças implementadas pela IFAB visam aumentar dinamismo do jogo
Como forma de aumentar o dinamismo do jogo, bem como punir jogadores que tentarem se aproveitar das provocações para tirar vantagem psicológica, a International Football promove mudanças que passarão a valer a partir do dia 1º de julho.
Outras alterações ainda serão avaliadas e poderão passar a vigorar, como uma nova mudança na regra do impedimento, permitindo que o atacante fique com o corpo à frente do defensor, porém com a última parte alinhado com o zagueiro adversário.
Além dessa, uma diminuição no tempo de jogo e aumento da quantidade de tempos estão sendo estudadas e foram debatidas em outras reuniões.
Foto destaque: IconSport





