O Botafogo venceu o Athletico Paranaense pelo placar de 1 x 0 pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Como o Furacão venceu o jogo de ida pelo placar de 3 x 2, a disputa foi para as cobranças de penalidades máximas, e o Rubro-Negro se deu melhor, vencendo pelo placar de 4 x 2, e avançando para as quartas de final da competição. Tiquinho Soares marcou o único gol do jogo no tempo normal. Porém, foi de herói a vilão, pois, ao bater a sua cobrança de pênalti, acabou parando em grande defesa de Bento na abertura da série de cobranças.
Índice
Assista aos melhores momentos de Botafogo x Athletico Paranaense
1º tempo: Fogão vai ao ataque, e iguala a eliminatória
Não havia outra alternativa para o time do Botafogo que não fosse ir ao ataque tentar marcar gols, e reverter a vantagem do time paranaense, que venceu o primeiro jogo por 3 x 2. Sendo assim, mesmo com algumas dificuldades para criar jogadas pelo chão, a saída foi tentar criar jogadas por meio de ligações diretas da defesa para o ataque, e a estratégia deu certo. Em lançamento realizado pelo goleiro Lucas Perri, a bola encontrou Júnior Santos pelo lado esquerdo. O atacante ganhou da marcação e deu passe perfeito para Tiquinho Soares.
O artilheiro do Fogão deixou o zagueiro Hugo Moura no chão antes de abrir o placar no Estádio Nílton Santos. Com o placar adverso, foi a vez do Athletico Paranaense ir ao ataque tentar o empate. Apesar do volume de jogo imposto pelo Furacão, o Glorioso se defendeu bem em campo, e conseguiu neutralizar as principais ações ofensivas do time paranaense.
2º tempo: Botafogo cria chances, mas não consegue concretizar em gols
O placar conquistado no primeiro tempo era o suficiente para empatar a série, e levar a disputa para os pênaltis, porém, não era o que o time do Botafogo queria. Pressionando ainda mais o Furacão no segundo tempo, o Glorioso teve pelo menos duas boas chances para fazer o segundo gol e sacramentar a classificação para as quartas de final ainda no tempo normal. Aos 9′, Tiquinho Soares deu um toque magistral para Júnior Santos, que chegou finalizando, obrigando o goleiro Bento a fazer um verdadeiro milagre.
A equipe do Botafogo chegaria mais uma vez com perigo por intermédio de Victor Sá, só que Bento apareceu mais uma vez para salvar a meta do Athletico, fazendo a disputa ir para a cobrança de penalidades máximas no Rio de Janeiro.
Pênaltis
Aquele que já era o melhor jogador em campo até o fim do segundo tempo, apareceu mais uma vez para levar o time do Athletico Paranaense para as quartas de final da Copa do Brasil. Bento defendeu a primeira cobrança de Tiquinho Soares, e depois defendeu cobrança de Tche Tchê, o que deu muita tranquilidade aos cobradores do time do Furacão.
Thiago Heleno, Vitor Bueno, Terans e Alex Santana marcaram para o Furacão. Marlon Freitas e Lucas Fernandes converteram para o Botafogo, mas não foi suficiente para o time carioca chegar à última cobrança, e o time do técnico português Luís Castro, ficou pelo caminho.
É copeiro demais! O @AthleticoPR sempre dá um jeito e avança na #CopaBetanoDoBrasil! Sabem jogar, acostumados! pic.twitter.com/q5SSoEgf5T
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Botafogo x Athletico Paranaense – E agora?
Curiosamente, os dois times voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. O jogo acontece no próximo sábado (3), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba. O Fogão é o líder isolado do Brasileirão com 21 pontos ganhos, enquanto o Athletico ocupa a 11ª posição, com 12 pontos.