Confira o histórico de confrontos entre Argentina x França

No próximo domingo (18), Argentina x França se enfrentam na final da Copa do Mundo 2022 do Catar, às 12h (horário de Brasília), no estádio Lusail. As seleções chegam em pé de igualdade para brigar pela taça, com seus dois melhores jogadores prontos para entrarem em campo. Na história dos enfrentamentos, a vantagem é da equipe sul-americana, tanto nas Copas, quanto na história geral.

Nos Mundiais, são duas vitórias para a Argentina, contra uma da França. O primeiro confronto foi no torneio de 1978, com os hermanos campeões. O último foi em 2018, que resultou em título para os franceses. As duas vitórias da Argentina foram em fases de grupo. Quando chegou no mata-mata, a França levou. Esta é a primeira vez que ambos se encontram na final. Confira o histórico de confrontos entre Argentina x França.

Confira o histórico de confrontos entre Argentina x França em Copas do Mundo

1930: Argentina 1×0 França

Na primeira edição de Copas do Mundo, as seleções se enfrentaram ainda na fase de grupo. Com 14 equipes disputando a competição no Uruguai, os argentinos quase levaram o que seria considerado, o primeiro troféu de Copas.

Contra os franceses, o único gol foi marcado por Monti. A Argentina chegou na final, mas perdeu para o Uruguai, por 4 x 2.

1978: Argentina 2×1 França

Seguindo o histórico de confrontos entre Argentina x França, o cenário desta Copa foi muito parecido com a de 1930, somente com o adversário final diferente. Mais uma vez, Argentina e rança se enfrentaram na primeira fase e os hermanos levaram a melhor, com gols de Daniel Passarela e Luque. Para os franceses, gol de Platini.

Mais uma vez, a Argentina jogou muito bem e conseguiu chegar na final, desta vez contra a Holanda. O 3 x 1 hermano, com dois gols de Mario Kempes e um de Bertoni, deram o primeiro título de Copa do Mundo para a seleção sul-americana.

2018: Argentina 3×4 França

A única vitória francesa foi na Rússia. Eram oitavas de final do confronto e a partida colocava frente a frente, pela primeira vez, Messi e Mbappé. A partida foi considerada a melhor do torneio, por conta das reviravoltas e emoção até o fim.

A França saiu na frente, aos 13 minutos, com gol de Griezmann, de pênalti. Depois, a Argentina virou o placar, com Di María, aos 41 minutos e Mercado, com 3 minutos do segundo tempo. O jogo pegava fogo quando, aos 12 minutos da etapa final, Pavard acertou um chutaço de primeira, de fora da área, e marcou o gol mais bonito da Copa do Mundo, 2 x 2.

A França se animou e virou o placar, com dois gols de Kylian Mbappé, com apenas 18 anos. O francês botou a bola debaixo do braço e teve atuação genial no confronto. Ainda deu tempo de Aguero diminuir, já nos acréscimos, mas a vitória ficaria com os europeus, que davam o primeiro passo na fase final, em direção ao título conquistado.

No histórico de confrontos entre Argentina x França, são seis gols para os argentinos, contra cinco gols para os franceses;

Confira o histórico de confrontos entre Argentina x França no geral

Na história dos enfrentamentos, os sul-americanos também lideram as vitórias, com alguma sobra. Confira a lista:

São 12 jogos no histórico de confrontos entre Argentina x França: França (6) x (3) Argentina, com três empates. No total, 15 gols para os argentinos e 11 gols para os franceses.

Esta será a segunda chance de Messi em finais do torneio. Na primeira vez, a derrota em 2014 veio para a Alemanha, no Maracanã. Já Kylian Mbappé, partirá para a disputa de sua segunda taça. Em 2018, o atacante marcou gol na final que a França venceu a Croácia, por 4 x 2, na Rússia.

Ambos são os artilheiros da atual edição do torneio, cada um com cinco gols. Messi já foi considerado melhor jogador de um torneio, em 2014, apesar de não ter vencido. Mbappé corre atrás de vencer seu primeiro prêmio individual pela seleção francesa. A artilharia poderá vir, quem sabe, com o título.

O histórico de confrontos entre Argentina x França também servirá para saber quem será a primeira a ser tricampeã do Mundo. Ambas venceram duas vezes cada, com a Argentina levantando os troféus de 1978 e 1986. Já a França, conquistou 1998, contra o Brasil, além da última edição das Copas, em 2018.

Foto destaque: Reprodução/FIFA

Robert Ferreira

Robert Ferreira

Sou o Robert! Fiz jornalismo para vivenciar histórias, estar dentro dos fatos e o principal, ter acesso a verdade, sempre! O esporte sempre esteve na minha vida, e unir a escrita com o futebol seria é o ideal de vida. Escrevi para redação do jornal universitário além de atuar fortemente nas redes sociais com posicionamentos sobre cultura negra. Sujeito calmo com o objetivo de ganhar o mundo!