‘Habemus’ técnico? Seleção Brasileira recebe sim de técnico europeu; diz site

Desde a saída do técnico Tite da Seleção Brasileira após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo, no Catar, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF vem em busca de um sucessor.

Com um leque restrito de nomes para preencher a vaga no Brasil, a entidade abriu a possibilidade de ter um estrangeiro no comando da equipe canarinho, algo inédito na história do futebol brasileiro.

Com essa brecha, as opções aumentaram vertinosamente com o espanhol Luis Enrique e Pepe Guardíola, o francês Zinedine Zidane e o português José Mourinho na lista, mas o destaque fica por conta do italiano Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid.

O tão esperado ‘Sim'

De acordo com a ESPN, a seleção brasileira de futebol terá o comando de um treinador europeu. Isso porque o tão esperado sim de Carlo Ancelotti veio, entretanto, o técnico tem contrato com o clube espanhol até junho de 2024.

Dessa forma, tanto a CBF quanto o técnico italiano optaram por não divulgar o acordo verbal. Por enquanto, não existe contrato assinado, porém alguns detalhes do mesmo foram revelados.

A princípio, o contrato seria de três anos com início de vigência já neste ano, indo de julho de 2023 até agosto de 2026, prazo estimado para o término da Copa do Mundo que acontecerá em três países da américa do norte simultaneamente, Estados Unidos, Canadá e México.

Quem é Carlo Ancelotti?

O italiano Carlo Ancelotti, de 64 anos, tem um currículo invejável, multi campeão tanto como jogador bem como treinador. Com início de carreira profissional em 1976 como meio-campista, no Parma. Além disso, registra passagens pelo Roma e Milan. Na seleção italiana, Ancelotti jogou duas Copas do Mundo, em 1986 e 1990.

Já a carreira como treinador teve início em 1995, no clube Italiano Reggiana, e que disputa a Série B do campeonato italiano após 21 anos fora. Na temporada seguida, treinou o Parma.

A Juventus também ficou sob seu comando no período de 1999 à 2001 e para finalizar a trajetória com chave de ouro pelo seu país de origem, Ancellotti esteve a frente do Milan de 2001 até a temporada 2008/2009, tendo diversas conquistas, dentre elas, a Champions League 2002/03 e 2006/07, além do Mundial de Clubes em 2007.

Em 2009, o Italiano iniciou o trabalho com pé direito na Inglaterra pelo Chelsea e garantiu ao The Blues, a Premier League e a Copa da Inglaterra na temporada.

Atualmente comandando o Real Madrid, pela segunda vez, também registra passagens pelo Paris Sain't Germain, de 2011 a 2013, Bayern de Munique, onde ficou de 2015 até 2017, No Napoli, ficou apenas por uma temporada no clube.

Após saída do clube italiano, Ancelotti retornou para Inglaterra, onde treinou o clube na temporada 2019/20 e 2020/21. O retorno aos Merengues aconteceu em junho de 2021, oito anos após a primeira passagem do treinador pelo clube espanhol.

Com isso, conquistou a marca de ser o primeiro técnico a sagrar-se campeão nas cinco ligas européias, o primeiro a conquistar em quatro oportunidades o título da Champions League. Não podemos esquecer que Carlo Ancelotti em 2019, entrou no ranking dos 10 maiores treinadores da história do futebol.

 

 

Tity Marx

Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.