Na noite da última terça-feira (22), durante a transmissão do SBT direcionada ao Youtube da partida entre Corinthians e Estudiantes, o humorista Eros Prado fez uma piada sobre a morte do pai de Gustavo Mosquito, jogador que havia perdido um gol minutos antes. O comentário causou uma reação negativa nas redes sociais, críticas do próprio atleta, que conversou com o humorista na madrugada e aceitou as desculpas de Eros.
Na ocasião, o narrador Diguinho Coruja relembrou que algum familiar do jogador havia morrido, o outro comentarista Beto Oliver completou a informação afirmando que era o pai de Gustavo. No lance do gol perdido, Gustavo chutou por cima da trave, e o humorista Eros Prado afirmou: “ele chutou a bola para o pai dele então”. Todos os presentes na transmissão riram do comentário.
Gustavo Mosquito, do Corinthians, passou meses tratando de uma lesão e acabou perdendo o pai no caminho…
Imaginem a dor que sofreu e sofre até hoje! Pra um comentarista “profissional” soltar essa que ele “chutou a bola pro pai dele” depois de ter isolado um chute…Cara que… pic.twitter.com/uy7CvNQLDb
— Zorrinha (@zorrinhaoficial) August 23, 2023
Na zona mista da Neo Química Arena, Gustavo Mosquito quis se posicionar sobre o assunto. O jogador disse que ainda sente a perda do pai até hoje, morto em 2021, e que não aceita esse tipo de comentário.
“Comentarista acha que pode comentar o que quiser contra jogador. Isso eu não aceito. Eu errei, não poderia ter errado e eu me cobro muito. Nada justifica meu erro. Mas falar disso, que eu chutei a bola para o meu pai brincar, depois da perda do meu pai, que sinto até hoje, isso eu não aceito”, disparou Gustavo.
Além da entrevista na zona mista, Mosquito fez uma publicação nas redes sociais novamente condenando a ação do humorista. “Brincadeira tem limite, SBT. Nada justifica o gol que errei hoje, mas não aceito esse tipo de comentário, que falta de respeito! Acha que pode falar o que quer. Espero que você nunca passe por isso”, escreveu.
Rafa Sottomaior, esposa do jogador, também condenou a atitude de Eros nas redes sociais. Em legenda de stories, no Instagram, ela cobrou providências do SBT e que, no mínimo, Eros não deveria mais comentar um jogo.
“É inacreditável, é inaceitável um comentário desse, eu tenho nojo de um ‘ser humano' como esse. SBT é esse tipo de pessoa que vocês contratam para ‘comentar'? Eros Prado isso não vai ficar impune. SBT estamos esperando um posicionamento e, no mínimo, esse ‘rapaz' não entrar mais para comentar jogo”, escreveu.
https://twitter.com/futebol_info/status/1694327271769751786
Nas redes sociais, o humorista Eros Prado gravou dois vídeos para pedir desculpas ao jogador. No primeiro, destacou que no início da partida tinha feito uma piada sobre o próprio pai, também falecido, e falou que quem conhece ele sabe que não faz esse tipo de piada.
“Quero pedir desculpas sinceras, perdão sincero ao jogador Mosquito, do Corinthians. Acabei fazendo uma piada durante o jogo de muito mal gosto. Só pra entender, no começo do jogo acabei fazendo uma piada sobre meu pai já falecido, e depois do jogo acabei fazendo uma piada de muito mal gosto, e o pai do Mosquito também é falecido. Quem me conhece sabe que não faço esse tipo de piada, faço piada de quinta-série, no intuito de divertir as pessoas. Eu sinto a falta do meu pai até hoje, quem me conhece sabe que não sou essa pessoa de ofender e tocar nesse ponto das pessoas”, disse Eros.
⚫️⚪️ | Eros Prado, que fez a fala infeliz sobre o pai do Mosquito, pediu desculpas. pic.twitter.com/lJgKM7Nw5F
— SCCP News (@_sccpnews) August 23, 2023
Na outra gravação, revelou a conversa com Gustavo Mosquito e com a esposa do jogador.
“Através de um amigo em comum eu consegui falar com o Gustavo, e ele me respondeu. (Eu disse) ‘Cara me perdoa, nem tem como eu te explicar, não quero justificar, só quero pedir seu perdão, errei, errei feio, me perdoa'. Ele (Gustavo) falou o quanto tinha ficado chateado comigo, mas, como cristão, me perdoava, para eu ficar com o coaração tranquilo. […] Quero agradecer a família do Gustavo, Rafaela, por ter conversado comigo e ter dado esse perdão.”, revelou o humorista, em um trecho do vídeo.
O pai de Gustavo Mosquito, Gerson Dutra Silva, faleceu em junho de 2021, vítima da Covid-19. O jogador estava fazendo uma das suas grandes temporadas no Corinthians naquele ano.
“Difícil encontrar palavras nesse mundo, pai. Só quero te agradecer por tudo, não conseguimos nos despedir, mas sei que você está orgulhoso e feliz de ver onde cheguei. Cuida de mim aí de cima, está doendo muito, que saudades. Só peço para Deus me dar forças. Bernardo e Melissa vão sentir muita falta sua também. Descanse em paz, meu guerreiro. Te amo muito”, escreveu à época o jogador.
Um mês depois da perda, Mosquito marcou um gol e dedicou a Gerson.
SBT se posiciona sobre polêmica
O SBT emitiu um comunicado oficial nesta quarta-feira (23) em suas redes sociais. Na mensagem, a emissora lamentou o comentário do humorista e informou que ele não irá mais participar de transmissões como comentarista. Ainda pediu desculpas ao jogador, à família, à torcida do Corinthians e as pessoas que se sentiram ofendidas.
Leia na íntegra a nota do SBT.
O SBT lamenta o comentário feito pelo humorista Eros Prado e informa que ele não participa mais do nosso time de comentaristas. Pedimos desculpas ao Gustavo Silva (Mosquito), sua família, à torcida corintiana e a todos que se sentiram ofendidos.