Guerrero e Cueva ‘somem’ em amistoso internacional e viram vexame na Ásia

O Peru perdeu para o time do Japão nesta terça-feira (20) pelo placar de 4 × 1, em amistoso realizado no Panasonic Stadium Suita, em Osaka. Mesmo com Guerrero e Cueva em campo, dois dos maiores destaques individuais do time Sul-Americano em campo, os ex-jogadores de Corinthians e São Paulo simplesmente não tocaram na bola. O time peruano foi presa fácil ao time nipônico, que muito organizados em campo, como de costume, simplesmente passeou em campo, e mereceram o placar elástico.

Treinados por Hajime Moriyasu, os Samurais Azuis, escalados em um 4-3-3, encaixotou o esquema com dois centroavantes promovido pelo novo técnico peruano Juan Reynoso, que aproveitou o amistoso para promover um teste de Guerrero com Lapadula como homens de referência. Com Cueva como enganche, jogando atrás dos atacantes como armador avançado, mas com liberdade para pisar na área e fazer o que executava no São Paulo. Porém, sem a bola, o time Blanquirrojo era muito frágil e tinha dificuldades para recompôr.

O Japão se aproveitou da noite não inspirada de Guerrero e Cueva para jogar com tranquilidade pelos lados e forçar as jogadas nas costas dos laterais peruanos, que precisavam se desdobrar na marcação. O ex-meia do São Paulo, e Pena, do lado direito, não conseguiam achar os pontas japoneses. Aos 21′ Hiroki Ito, lateral-esquerdo do Stuttgart, abriu o marcador em chute de fora da área.

Pouco depois, um lindo gol coletivo do time japonês. Após um contra-ataque rápido do puxado por Sugawara, e com direito a tabelinha com Junya Ito, que passou por Kamada e terminou com o decisivo Mitoma e uma ajudinha da sorte: o chute desviou no defensor e matou o goleiro Gallese, com 2 × 0 no marcador, o Japão colocava um fim na maldição do estádio Sunia, e colocava uma das emergentes seleções Sul-Americanas na roda.

No segundo tempo o passeio foi ainda maior. Em mais um contra golpe, o Japão ampliou o marcador com Junya Ito concluindo e quase entrando com bola e tudo; e na pressão na saída de bola que resultou em uma roubada de Daizen Maeda, os Samurais marcaram o quarto. O gol de honra peruano saiu no fim da partida, mas não tirou o brilho de uma das melhores exibições do time japonês após a Copa do Mundo.

Números de Guerrero e Cueva no amistoso diante do Japão

Substituídos na virada do primeiro para o segundo tempo, Guerrero e Cueva não jogaram praticamente nada, e pouco contribuíram em campo. Encaixotados pela organização defensiva do time japonês, os craques do Peru não conseguiram criar nada de muito perigo contra a meta do goleiro Nakamura, que pouco trabalhou em campo.

Guerrero teve apenas um chute durante o primeiro tempo, do qual não acertou a meta. Além disso, o ex-atacante do Corinthians e do Flamengo tentou:

— Dois dribles;

— Acertou sete dos 16 passes que efetuou,

— Ganhou apenas um dos quatro duelos individuais contra a forte e bem postada zaga japonesa;

— Perdeu a posse de bola em seis oportunidades.

Cueva teve aproveitamento de 85% nos passes que tentou, acertando 25 dos 32 que fez, deu dois lançamentos longos corretamente, assim como o centroavante perdeu seis vezes a posse de bola para o time do Japão, e não conseguiu nota maior do que 6,4 conforme o site de estatísticas esportivas Sofascore.

 

 

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.