Grêmio: STJD marca julgamento de Reinaldo e Renato dias antes de Grenal e incomoda torcida

Grêmio pode ficar sem técnico e lateral-esquerdo titular no clássico contra o Internacional

Nesta quinta-feira (5), às 11h (horário de Brasília) o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o lateral-esquerdo Reinaldo e do técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, pelas expulsões sofridas na derrota para o Santos, na Vila Belmiro, em 20 de agosto. Inicialmente, ambos foram punidos com quatro partidas de gancho, mas o jurídico do clube conseguiu um efeito suspensivo. Caso sejam punidos, podem ficar de fora do Grenal, disputado no próximo domingo (8), o que irritou a torcida nas redes sociais.

Na ocasião, foi relatado na súmula do jogo pelo árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva que ambos alegaram roubo na partida. “Vocês precisam ver o VAR, estou cansado de ser roubado”, disparou Renato, antes de ser expulso, enquanto o lateral falou ao juiz: “Você está de sacanagem, está roubando a gente”.

Eles cumpriram a suspensão automática na partida seguinte, contra o Cruzeiro, e, caso sejam punidos pelo STJD com dois jogos ou mais, ficam fora do Grenal. No X, antigo Twitter, os gremistas relataram toda sua revolta com a nova data, podendo “ajudar” o rival Internacional, que luta na parte debaixo da tabela. Parte da torcida ironizou o momento para o julgamento, mas houve também que mostrou confiança: “Ganharemos sem eles”, escreveu um torcedor.

Quem pode substituir Reinaldo no Grenal?

Caso Reinaldo seja punido, a comissão técnica de Renato Gaúcho terá problemas para escalar o time. O reserva imediato para lateral esquerda é Cuiabano, mas o jogador sofreu uma lesão distensão muscular na coxa esquerda e está fora desde o final de setembro. A outra opção seria Wesley Costa, de apenas 19 anos, que ainda não estreou profissionalmente pelo clube, apesar de ficar no banco em algumas partidas.

A presença mais provável, então, seria improvisar Fábio, lateral-direito, mas que já atuou na esquerda em seus tempos de Europa.

Clássico tem é decisivo para Grêmio e Inter

Cada um a sua maneira, o Grenal 440 tem caráter decisivo para dupla gaúcha. No caso do Grêmio, a luta é pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro. A equipe de Renato Gaúcho está em terceiro com a mesma pontuação do Palmeiras (44), apenas um atrás do vice Red Bull Bragantino e oito do líder Botafogo.

O Glorioso caiu de desempenho e vem de quatro derrotas consecutivas no Brasileirão, podendo abrir brecha para uma luta pelo título. Por isso, o jogo pode representar ao Imortal se aproximar da liderança no campeonato.

A luta do Internacional, por outro lado, é contra o rebaixamento. O Colorado soma 29 pontos, apenas três a mais que o Vasco e quatro do que o Bahia, os dois primeiros times do Z4. Entre o time gaúcho e a zona tem o Santos (este, vindo de reação ao bater o Cruzmaltino por 4 x 1) e o Goiás.

Após o Grêmio, as rodadas seguintes são de cinco confrontos diretos pelo Z4: Bahia (18º), Santos (15º), Vasco (17º), Coritiba (20º) e América-MG (19º). Entretanto, antes disso, o foco do time de Eduardo Coudet está na Copa Libertadores, competição na qual decide uma vaga na final nesta quarta-feira (4) contra o Fluminense, no Beira-Rio. Uma vitória simples garante o Inter em sua quarta decisão continental.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.