Grêmio encaminha saídas de jovens atacantes para o futebol português

Atacantes formados nas categorias de base do Grêmio, Zinho e Pedro Clemente estão de saída para o futebol português

Depois de Ronald Barcellos, o Grêmio encaminhou as saídas de mais dois jovens atacantes para o futebol português. O ponta Zinho, de 20 anos, será emprestado para o Portimonense, enquanto o centroavante Pedro Clemente, também de 20, irá em definitivo para o Torrense.

As informações foram divulgadas inicialmente pela Rádio Bandeirantes. A Trivela apurou que os atletas ainda não viajaram para Portugal, mas isso deve acontecer nos próximos dias. Ambos não estão treinando com o time profissional e não participaram dos jogos do sub-20 contra Athletico-PR, pela Copa do Brasil da categoria, na quarta-feira (30), e diante do São Borja, pela Copa FGF, na quinta (31).

Grêmio adota diferentes modelos de negócio

Por se tratar de um empréstimo, ainda que com opção de compra, Zinho seguirá vinculado ao Grêmio, com quem tem contrato até o final de 2024. É possível que o Tricolor Gaúcho estenda por mais um ano, para se precaver de uma saída de graça.

Por outro lado, Pedro Clemente deve deixar o Grêmio em definitivo. Assim como aconteceu nas negociações recentes de Thomas Luciano e Ronald Barcellos, também para o futebol português, o Tricolor não recebe compensação financeira, mas mantém percentual dos direitos econômicos do jogador.

Zinho não conseguiu se firmar no profissional; Pedro sequer recebeu chance

Zinho recebeu oportunidades do técnico Renato Portaluppi nesta temporada. Depois de entrar bem em sua estreia contra o São Luiz, pelo Campeonato Gaúcho, passou a fazer parte do elenco principal. Por se tratar de um dos poucos jogadores de velocidade à disposição, ganhou minutos em várias partidas no Gauchão, nas primeiras fases da Copa do Brasil e nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

Porém, apresentou problemas de acabamento, e com as chegadas de Besozzi e Iturbe perdeu espaço na hierarquia. Com uma assistência e nenhum gol marcado, foram 17 partidas pelo profissional. A última delas a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pela Copa do Brasil, no dia 26 de julho. Desde então, vinha atuando somente em partidas do time sub-20.

Por sua vez, Pedro Clemente não teve um minuto sequer no time de cima, ainda que tenha se destacado no sub-20. Recentemente, o centroavante foi artilheiro do Campeonato Gaúcho da categoria, com dez gols. O Grêmio se sagrou campeão de forma invicta.

Nicolas Wagner

Nicolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela e Futebol Na Veia, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.