COPEIRO! Grêmio tem retrospecto impressionante fora de casa na Copa do Brasil

Na noite da última terça-feira (4), o Grêmio empatou com o Bahia, pelo placar de 1 x 1, na Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador. Enquanto Everaldo marcou para o Esquadrão de Aço, o atacante Cuiabano empatou para o Tricolor. O duelo foi válido pela fase de quartas de final da Copa do Brasil de 2023. A decisão da vaga para as semifinais será na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (12), às 19h (horário de Brasília).

Com isso, a equipe comandada por Renato Portaluppi, que é a segunda que mais venceu a Copa do Brasil na história, garantiu a vantagem para a decisão na capital do Rio Grande do Sul. O desempenho jogando fora de casa, inclusive, é uma das armas do Imortal nas últimas temporadas da competição nacional. Confira!

Assista aos melhores momentos de Bahia 1 x 1 Grêmio

O desempenho do Grêmio, jogando fora de casa, na Copa do Brasil

O Sofascore, portal especialista em estatísticas esportivas e parceiro do Futebol na Veia, realizou um levantamento dos números do Grêmio, atuando fora de casa a partir da fase de oitavas de final, na Copa do Brasil. O desempenho do Tricolor Gaúcho em disputa fora de Porto Alegre é muito positivo e se mostra importante nas últimas campanhas do time na competição.

Desde 2015, quando começam os registros da plataforma, o Grêmio disputou a Copa do Brasil em todas as temporadas. Contudo, em 2022, o Tricolor foi eliminado a 1ª fase, para o Mirassol e o resultado não entrou no levantamento.

Em resumo, o Imortal disputou 16 jogos, com sete vitórias, quatro empates e outras cinco vitórias. Com isso, o time gaúcho totaliza um aproveitamento de 52% nesse período. Além disso, foram marcados 15 gols pelo Tricolor, enquanto sofreu 13 tentos do adversário em questão.

COPEIRO! Grêmio tem retrospecto impressionante fora de casa na Copa do Brasil
O desempenho do Grêmio, jogando fora de casa a partir das oitavas de final da Copa do Brasil, desde 2015 (Fonte: Sofascore)

Confira os jogos do Grêmio, fora de casa, pela Copa do Brasil desde 2015

Desde a fase de oitavas de final de 2015, o Grêmio enfrentou grandes clubes na Copa do Brasil, como Cruzeiro — maior campeão do torneio —, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo.

Vale destacar que, na campanha de 2016, na oportunidade em que foi campeão pela última vez, o Tricolor esteve invicto jogando fora de Porto Alegre. Isso porque venceu Athletico-PR e Atlético-MG, além de empatar contra o Palmeiras.

Por outro lado, em 2020, quando foi finalista contra o Palmeiras, perdeu somente a segunda partida da decisão. Durante a campanha até a decisão da Copa do Brasil, o Grêmio venceu o Cuiabá e empatou contra o São Paulo.

COPEIRO! Grêmio tem retrospecto impressionante fora de casa na Copa do Brasil
Os resultados do Grêmio, jogando fora de casa, pela Copa do Brasil desde 2015, a partir das oitavas de final (Fonte: Sofascore)

A campanha do Grêmio na Copa do Brasil de 2023

Neste ano, o Tricolor ingressou na 1ª fase da Copa do Brasil, onde enfrentou o Campinense e venceu por 2 x 0, em partida única. Em seguida, pela 2ª fase, encarou o Ferroviário, onde venceu por 3 x 0. Já na 3ª fase, venceu o ABC, no placar agregado, por 3 x 1. Por fim, na fase de oitavas de final, protagonizou um grande duelo contra o Cruzeiro, onde avançou depois de alcançar o placar agregado de 2 x 1.

Assim, contando com o empate na partida de ida, contra o Bahia, o Grêmio soma sete jogo da Copa do Brasil 2023, com quatro vitórias, três empates e nenhuma derrota. Por outro lado, os comandados de Renato Gaúcho marcaram 11 gols e sofreram apenas três.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.