Na noite da última terça-feira (4), o Grêmio empatou com o Bahia, pelo placar de 1 x 1, na Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador. Enquanto Everaldo marcou para o Esquadrão de Aço, o atacante Cuiabano empatou para o Tricolor. O duelo foi válido pela fase de quartas de final da Copa do Brasil de 2023. A decisão da vaga para as semifinais será na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (12), às 19h (horário de Brasília).
Com isso, a equipe comandada por Renato Portaluppi, que é a segunda que mais venceu a Copa do Brasil na história, garantiu a vantagem para a decisão na capital do Rio Grande do Sul. O desempenho jogando fora de casa, inclusive, é uma das armas do Imortal nas últimas temporadas da competição nacional. Confira!
Índice
Assista aos melhores momentos de Bahia 1 x 1 Grêmio
O desempenho do Grêmio, jogando fora de casa, na Copa do Brasil
O Sofascore, portal especialista em estatísticas esportivas e parceiro do Futebol na Veia, realizou um levantamento dos números do Grêmio, atuando fora de casa a partir da fase de oitavas de final, na Copa do Brasil. O desempenho do Tricolor Gaúcho em disputa fora de Porto Alegre é muito positivo e se mostra importante nas últimas campanhas do time na competição.
Desde 2015, quando começam os registros da plataforma, o Grêmio disputou a Copa do Brasil em todas as temporadas. Contudo, em 2022, o Tricolor foi eliminado a 1ª fase, para o Mirassol e o resultado não entrou no levantamento.
Em resumo, o Imortal disputou 16 jogos, com sete vitórias, quatro empates e outras cinco vitórias. Com isso, o time gaúcho totaliza um aproveitamento de 52% nesse período. Além disso, foram marcados 15 gols pelo Tricolor, enquanto sofreu 13 tentos do adversário em questão.
Confira os jogos do Grêmio, fora de casa, pela Copa do Brasil desde 2015
Desde a fase de oitavas de final de 2015, o Grêmio enfrentou grandes clubes na Copa do Brasil, como Cruzeiro — maior campeão do torneio —, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo.
Vale destacar que, na campanha de 2016, na oportunidade em que foi campeão pela última vez, o Tricolor esteve invicto jogando fora de Porto Alegre. Isso porque venceu Athletico-PR e Atlético-MG, além de empatar contra o Palmeiras.
Por outro lado, em 2020, quando foi finalista contra o Palmeiras, perdeu somente a segunda partida da decisão. Durante a campanha até a decisão da Copa do Brasil, o Grêmio venceu o Cuiabá e empatou contra o São Paulo.
A campanha do Grêmio na Copa do Brasil de 2023
Neste ano, o Tricolor ingressou na 1ª fase da Copa do Brasil, onde enfrentou o Campinense e venceu por 2 x 0, em partida única. Em seguida, pela 2ª fase, encarou o Ferroviário, onde venceu por 3 x 0. Já na 3ª fase, venceu o ABC, no placar agregado, por 3 x 1. Por fim, na fase de oitavas de final, protagonizou um grande duelo contra o Cruzeiro, onde avançou depois de alcançar o placar agregado de 2 x 1.
Assim, contando com o empate na partida de ida, contra o Bahia, o Grêmio soma sete jogo da Copa do Brasil 2023, com quatro vitórias, três empates e nenhuma derrota. Por outro lado, os comandados de Renato Gaúcho marcaram 11 gols e sofreram apenas três.