Atuando em casa, o Grêmio perdeu de virada por 2 x 1 para o Athletico-PR na noite desta quarta-feira (18) pela abertura da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Renato Gaúcho inovou na escolha dos jogadores e tentou corrigir no intervalo, mas não melhorou o time – para motivos de críticas da torcida e até pedidos de demissão nas redes sociais.
Para mudar o ânimo do time, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o técnico gremista promoveu a titularidade do paraguaio Iturbe pela primeira vez e Fábio ganhou a vaga de João Pedro na lateral direita. Só essa mudança na ala já incomodou os torcedores, pois João vinha bem, inclusive marcando gol no último Grenal.
A estreia entre os 11 titulares de Iturbe também foi negativa, sendo substituído já no intervalo junto de Fábio e Lucas Besozzi, o autor do único gol do Grêmio. Entraram Everton Galdino, João Pedro e Ferrerinha – este, em dia para esquecer, com muitos erros técnicos na partida e vaiado pela torcida nos minutos finais.
As escolhas de Renato, desde a escalação até as substituições (principalmente a saída de Besozzi), causaram uma onda de críticas dos gremistas. Os torcedores na rede social X, o antigo Twitter, citaram os 10 dias de descanso e treinos que a equipe teve para ter um desempenho abaixo hoje. Outros relembraram a repentina viagem do técnico ao Rio de Janeiro após o Grenal para pedir a saída do ídolo.
Confira algumas das mensagens críticas dos torcedores ao técnico.
Fora Renato pra ontem que va jogar vôlei no Rio de Janeiro
— GREMISTA TRI DA AMÉRICA #GRACIASSUAREZ (@apenas1gremist4) October 19, 2023
DEMITE O MERDA DO RENATO
— Villasanti Insider (@insidervila) October 18, 2023
Parabéns pela substituição Bessozzi 🔄 Ferreira, conseguiu entregar o jogo
— Kevinho 🇪🇪 (@kevinho_nh) October 19, 2023
Segue terrível, segue sem marcar, segue LEVANDO GOL TODO JOGO.
— O Gremistão (@o_gremistao) October 19, 2023
Desde quinta feira “treinando” pra essa merda ai
— Benjamim 🇪🇪 (@benjamimMig) October 19, 2023
muleque mal treinou com o titular já ta jogando.. esse time do renato é pior q time de pelada de predio
— mrco (@mrco_88) October 18, 2023
Time mal treinado, folga atrás de folga e pra completar o nosso técnico não da entrevista
— Grêmio Project (@Gremio2023) October 18, 2023
Grêmio soma três jogos sem vitória e pode perder três posições
A atual sequência gremista conta duas derrotas, incluindo uma para o rival Internacional, e um empate. A última vitória aconteceu há quase um mês, em 21 de setembro, quando superou o Palmeiras na Arena.
Nesse momento, a equipe de Renato Gaúcho está na terceira colocação com 44 pontos e precisará secar Palmeiras, Flamengo e Fortaleza na rodada para não cair para sexto lugar.
Veja os próximos compromissos do Grêmio no Brasileirão.
- São Paulo x Grêmio, Brasileirão Série A, São Paulo-SP – 22 de outubro (domingo), às 18h30 (horário de Brasília);
- Grêmio x Flamengo, Brasileirão Série A, Porto Alegre-RS – 25 de outubro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília);
- América-MG x Grêmio, Brasileirão Série A, Belo Horizonte – 28 de outubro (sábado), a definir (horário de Brasília).