Os clubes brasileiros têm focado bastante seus esforços para melhorar e aumentar seus sócios torcedores. Assim, numa lista recente, o grande destaque ficou por conta dos dois times do Rio Grande do Sul, o Grêmio e Internacional, que tem torcida bem regionalizadas.
Porém, também temos alguns exemplos de outras torcidas bem regionais que também não fazem feio e que tem bons números e que ajudam seus clubes com a quantia dos sócios que em muitos momentos podem ajudar bastante os times.
Destaques do Ranking de sócios
O programa de sócio torcedor dos times ainda é algo muito recente no Brasil, que tem se inspirado nos padrões europeus, que a vários anos já tem esse sistema, que são usados para fazer várias coisas envolvendo os clubes, indo desde experiências diferentes, como visitas ao estádio, conhecer jogadores até compra de ingressos para jogos ou para uma temporada inteira.
Com isso, existem alguns destaques nesse ranking, sendo os dois grandes do Rio Grande do Sul os de maior destaque, já que o Grêmio está na 3ª posição com cerca de 85 mil sócios e o Internacional estando na 5ª colocação, tendo cerca de 76 mil. Assim, esse destaque fica por conta de sua torcida ser bem mais regional, mesmo tendo torcedores bem fieis, a maioria se encontra somente em seu estado.

Outro time a se destacar, é o Bahia, que é o 9º colocado com cerca de 49 mil sócios, ficando a frente de times com maiores torcidas como o São Paulo, Botafogo e Santos. Além disso, temos mais dois times regionais entre os primeiros, o Atlético Mineiro, que é o 4º colocado e o Cruzeiro, que é o 6º, mesmo passando por um momento bem conturbado nos últimos anos.
Lideres do Ranking de sócios
Os dois times que estão nas primeiras colocações, são os dois últimos campeões da Copa Libertadores da América. Em 2º lugar temos o Flamengo, que vive um ótimo momento em sua história, onde briga por todos os títulos que disputa é conquistou duas Libertadores em 5 anos. Além disso, teve vários outros títulos nesse período, como dois campeonatos brasileiro e uma Copa do Brasil.
Com isso, tem cerca de R$ 100 mil sócios, que o faz ter uma das maiores rendas com os programas, que a diretoria segue tentando melhorar a cada ano.
Por fim, o líder é o Palmeiras, que também vive um excelente momento em sua história, tendo conquistado também duas libertadores e uma Copa do Brasil nos últimos anos. Porém, muitos acham que o seu número de sócios é meio incerto, já que atualmente tem cerca de 136 mil registros em seu plano. Mas, boa parte também vêm de uma promoção que o clube fez recentemente, que mesmo assim rendeu uma boa quantia para o clube e o fez ter o maior plano de sócios torcedores do país.
Foto Destaque: Divulgação/Agência RBS




