Goleiro sub-17 do Vasco marca de cabeça, defende três pênaltis e garante ponto extra

Phillipe Gabriel, de 17 anos, brilhou na 7ª rodada da Taça Guanabara

Durante a sétima rodada da Taça Guanabara sub-17, disputada neste sábado (16), o goleiro Phillipe Gabriel fez história. Nos minutos finais, o placar apontava 1 x 0 para o Flamengo, eis que o arqueiro do Vasco se aventurou na área em um escanteio e marcou um gol de cabeça, levando a partida aos pênaltis. Na disputa de penalidades, Phillipe defendeu três e garantiu um ponto a mais aos vascaínos.

O regulamento do Carioca sub-17 prevê que quando as partidas terminam em empate, ambos somam um ponto e quem vencer nos pênaltis ganha outro.

– Feliz pelo gol. Jogo muito truncado, a gente com a menos, depois igualamos. Não paramos de lutar e no finalzinho fui para área, graças a Deus fiz o gol, pude levar a decisão para os pênaltis e peguei três. Muito feliz com o desempenho da equipe, estamos todos de parabéns. Não paramos de correr mesmo com um a menos, não abaixamos a cabeça e é isso. Vamos seguir em frente. Isso aqui é Vasco, vamos! – comemorou Phillipe Gabriel, após a partida.

O gol e as defesas de Phillipe garantiram a segunda colocação da Taça Guanabara ao Vasco, com 15 pontos, junto de Vasco e Botafogo, atrás justamente do Flamengo, líder com 17 pontos.

As redes sociais dos vascaínos se agitaram e sobrou empolgação com o jogador. Brincando, um torcedor falou para Phillipe fazer um teste como centroavante pela facilidade no cabeceio. Outro destacou a semelhança com Guillermo Ochoa, histórico goleiro da seleção do México, por conta do longo cabelo. Mas boa parte dos comentários só pedem uma coisa: cuidem bem do garoto.

Filho de jogador, passagem na seleção brasileira e quase 2 metros: a história da joia do Vasco

Aos 17 anos, o jovem goleiro soma impressionantes 1,96m e é tratado como uma das principais promessas das categorias de base do Vasco. Ele foi o titular da seleção brasileira na conquista invicta do Campeonato Sul-Americana sub-17 desse ano, disputado no Equador.

No último ano, o goleiro esteve em campo 18 vezes e conquistou a Copa Rio, o Campeonato Carioca e a Recopa Carioca. Ele está no Cruzmaltino desde os 11 anos, iniciando a carreira embaixo das traves em uma escolinha de futebol em Niterói. Seu desempenho na temporada passa o fez assinar o primeiro contrato profissional com o Vasco, firmado até maio de 2025.

Phillipe Gabriel é filho do ex-zagueiro Luiz Alberto, revelado pelo Flamengo e com passagens por Internacional, Atlético-MG, Santos, Fluminense e Atlético-PR, além da seleção brasileira principal e dos clubes internacionais Saint-Étienne, da França, Real Sociedad, da Espanha, e Boca Juniors, da Argentina.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.