Geyse: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

Com um plantel qualificado e acima da média, o Brasil buscará o primeiro título de Copa do Mundo Feminina de sua história. Destaque da Canarinho, a atacante Geyse Ferreira é uma das principais esperanças de gol da seleção. Aos 25 anos de idade, a jogadora do Barcelona tem trajetória marcante no futebol e disputará seu segundo Mundial na carreira.

Geyse: de Alagoas para o mundo

Natural de Maragogi, interior do estado de Alagoas, Geyse da Silva Ferreira teve uma infância humilde. A atleta cresceu jogando bola na rua e na praia, e assim como inúmeras meninas também tinha o sonho de se tornar jogadora profissional. Aos 17 anos de idade, foi revelada pelo União Desportiva.

De família humilde, Geyse conseguiu realizar seu desejo de se tornar jogadora profissional de futebol e hoje brilha nos gramados europeus, pelo Barcelona. Com o dinheiro que ganhou como atleta, a atacante da Seleção Brasileira presentou a mãe e os cinco irmãos com uma casa própria, onde mora toda a família.

Carreira de Geyse

Antes de defender o União Desportiva, Geyse passou pelo Cesmac-AL, onde iniciou a carreira em 2012. A atacante então foi contratada pelo Corinthians na temporada de 2017. Pelo Timão, marcou nove gols em 27 jogos e, graças ao bom desempenho dentro de campo, viu as portas para o futebol internacional se abrirem.

Desse modo, ainda em 2017, Geyse acertou com o Madrid CFF, da Espanha, e ficou até 2022. Na temporada 2018/2019 foi jogar no Benfica, onde conquistou a Taça de Portugal.

Em 2022, a atacante se transferiu para o Barcelona, sua atual equipe. Pelo clube catalão, já disputou 37 partidas, marcou 10 gols, concedeu 10 assistências e faturou os seguintes títulos: Liga dos Campeões (2022/2023), Liga Espanhola (2022/2023) e Supercopa (2023).

Geyse: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Geyse em ação pelo Barcelona (Foto: Icon Sport)

Trajetória de Geyse na Seleção

Como citado, Geyse jogará a Copa do Mundo pela segunda vez. Desta vez, usará a camisa 18. A atacante é a sexta jogadora mais vezes convocada pela técnica Pia Sundhage desde 2019, ano em que a treinadora assumiu a Canarinho.

Geyse começou a se destacar na Seleção Brasileira de base e defendeu a Amarelinha em dois Mundiais Sub-20 (2016 e 2018). Em virtude das boas apresentações dentro de campo, subiu para a seleção profissional em 2017. Além da Copa do Mundo de 2019, disputou a Olimpíada de 2020 e ajudou a Canarinho a vencer a Copa América de 2022.

https://twitter.com/geyse_ferreiraa/status/1680188419010613248?s=20

Felicidade com convocação

Peça importante do elenco comandado por Pia Sundhage, Geyse não escondeu a emoção e a felicidade ao descobrir que estaria em mais uma Copa do Mundo. Logo após o anúncio da lista, ela compartilhou um vídeo em que está ao lado da zagueira Kathellen reagindo à convocação.

“Com certeza, a emoção de hoje é uma das maiores possíveis, tanto para mim, como para meus familiares. E por isso, estão todos convidados para acompanhar a nossa Seleção Feminina e fazer conosco a maior Copa, com a maior e melhor torcida, que é a brasileira”, escreveu a atacante em suas redes sociais.

A Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta-feira (20). Às 4h (horário de Brasília), Nova Zelândia x Noruega se enfrentam no jogo que marca a abertura do torneio. A Seleção Brasileira, por sua vez, só estreia na segunda-feira (24), contra a Seleção do Panamá.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.