FIFA 23: primeira atleta a usar hijab em uma Copa do Mundo Feminina entra no game

Nouhalia Benzina, zagueira da seleção de Marrocos, é a primeira jogadora com o véu islâmico em um jogo eletrônico de futebol

O FIFA 23 lançou uma nova atualização e incluiu a zagueira Nouhalia Benzina, da seleção de Marrrocos, com um hijab pela primeira vez na história de um game de futebol. Ela tornou-se símbolo dos países árabes ao ser primeira jogadora a utilizar o véu islâmico em um jogo de Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, na 2ª rodada do Mundial de 2023, a defensora atuou com a vestimenta na vitória de seu país por 1 x 0 sobre a Coreia do Sul.

Benzina aparece com o véu dentro do modo Copa do Mundo do fantasy game. Antes de se destacar no Mundial, não era possível escalar a atleta na seleção, agora, os gamers poderão atuar com Marrocos e buscar o título do Mundial com a zagueira.

Proibido de 2007 a 2014 pela Fifa, o véu utilizado pelas atletas muçulmanas se tornou símbolo de resistência. Na Copa do Mundo de 2019, na França, o país anfitrião seguiu com a restrição – lá, a vestimenta é proibida até hoje. Na edição de 2023, o Marrocos foi o primeiro país árabe a jogar uma Copa do Mundo Feminina.

O Alcorão, livro sagrado da religião islã, cita a utilização do hijab em um mais de um versículo. Além das questões religiosas, o véu também é uma expressão de identidade e da cultura das mulheres árabes.

Marrocos fez história na Copa do Mundo Feminina

Logo em sua primeira participação na competição, a seleção marroquina deixou para trás Alemanha e Coreia do Sul na primeira fase e avançou às oitavas de final na segunda colocação do grupo H, atrás da Colômbia. No mata-mata, porém, teve a França no meio do caminho e foi eliminada ao ser derrotada por 4 x 0.

A campanha histórica da seleção feminina do país africano acontece poucos meses após o time masculino ficar entre os quatro primeiros na Copa do Mundo do Catar, quando deixou para trás Bélgica, Espanha e Portugal e caiu justamente para a França, nas semifinais.

Tabela da Copa do Mundo Feminina

Nesse momento, o Mundial da modalidade está nas quartas de final. A primeira partida acontece nesta quinta-feira (10) entre Espanha e Holanda. A Colômbia é a única seleção sul-americana ainda viva na competição. O desafio das latinas será contra a Inglaterra neste sábado (12).

A grande final da Copa será no dia 20 de agosto, um domingo, no estádio Olímpico de Sidney, na Austrália.

FIFA 23 vira EA Sports FC 24

A EA Sports, produtora do game de futebol, não renovou o contrato com a Fifa e o jogo mudará de nome para EA Sports FC 24. Com a nova nomenclatura, a produção será lançada em 29 de setembro no PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Uma das novidades do jogo em relação ao futebol feminino está no modo mais famoso, o Ultimate Team. Agora, os jogadores poderão montar suas equipes para jogar competitivamente com homens e mulheres pela primeira vez. Ou seja, você poderá jogar com Lionel Messi e Sam Kerr no ataque, por exemplo. Inclusive, a craque australiana foi a primeira mulher a ser capa do FIFA, na edição 23.

No total, EA Sports FC 24 terá um recorde de ligas femininas licenciadas: seis, incluindo a Champions League. Serão 74 clubes da modalidade, com cerca de 1600 jogadores.

O Campeonato Brasileiro Feminino não estará disponível no jogo. O destaque entre as jogadoras é a atacante Debinha, a melhor brasileira na versão da Copa do Mundo com nível de 88. A artilheira da seleção e do North Carolina Courage deve seguir como a representante do Brasil com os números mais altos.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.