Copa do Mundo Feminina 2023: maiores treinadores da competição

Depois de muita espera, a Copa do Mundo Feminina 2023 finalmente vai começar. Nesta quinta-feira (20), a partir das 4h (horário de Brasília), Nova Zelândia x Noruega fazem o jogo de abertura do Mundial, que promete ser o maior de todos os tempos da categoria.

Além de goleiras, defensoras, meio-campistas e atacantes, a Copa do Mundo Feminina deste ano também está recheada de grandes treinadores e treinadoras. Desse modo, o Futebol na Veia te deixa por dentro de tudo e apresenta uma lista dos maiores comandantes da atual edição do torneio.

Maiores treinadores da Copa do Mundo Feminina 2023

Sarina Wiegman

Eleita a melhor treinadora de futebol feminino do mundo em 2022, Sarina Wiegman dirige a Seleção da Inglaterra. A holandesa levou as inglesas a importantes títulos recentemente, como Eurocopa, Finalíssima (diante do Brasil) e Arnold Clark Cup.

Vencedora do prêmio de melhor técnica do futebol feminino três vezes ao longo de sua carreira (2017, 2020 e 2022), Sarina Wiegman possui aproveitamento muito acima da média dirigindo a Inglaterra. Graças ao excelente desempenho dentro de campo, a comandante credencia as Leoas inglesas como uma das principais favoritas ao título mundial.

Pia Sundhage (Brasil)

A sueca Pia Sundhage merece a 2ª colocação na lista muito por conta de seu currículo e do bom trabalho que vem fazendo à frente da Seleção Brasileira. Campeã da última edição da Copa América com a Canarinho, a treinadora de 63 anos conquistou duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (2008 e 2012) quando dirigia os Estados Unidos.

Eleita a melhor treinadora de futebol feminino do mundo em 2012, Pia Sundhage também teve passagem marcante pela Seleção Sueca. No Mundial deste ano, tenta levar o Brasil ao seu primeiro título de copa na história.

Copa do Mundo Feminina 2023: maiores treinadores da competição
Pia Sundhage, treinadora da Seleção Brasileira Feminina, é um dos principais nomes desta Copa do Mundo 2023 (Foto: Icon Sport)

Martina Voss-Tecklenburg (Alemanha)

Treinadora da Alemanha, Martina Voss-Tecklenburg, de 55 anos, está à frente da seleção de seu país desde 2019. Ex-meia-atacante, ela jogou três Copas do Mundo (91,95 e 99), participou das Olimpíadas de 96 e de cinco edições do Campeonato Europeu de Futebol Feminino (89, 91, 93, 95, 97).

Martina foi técnica da Seleção Feminina da Suíça por seis anos (de 2012 a 2018) e levou a equipe pela primeira vez para a Copa do Mundo, em 2015. Neste Mundial, tentará fazer a Alemanha voltar a conquistar o troféu mais importante da categoria.

Peter Gerhardsson (Suécia)

Técnico da Seleção Sueca Feminina, Peter Gerhardsson, de 63 anos, é um dos principais treinadores desta Copa do Mundo Feminina. Ele levou a Suécia ao 3º lugar do Mundial de 2019 e à medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Copa do Mundo Feminina 2023: maiores treinadores da competição
Experiente, Peter Gerhardsson tentará levar a Suécia ao título mundial (Foto: Icon Sport)

Reynald Pedros (Marrocos)

Ex-meia-atacante, o francês Reynald Pedros é o atual técnico da Seleção Marroquina Feminina. Eleito o melhor treinador do mundo na categoria em 2018, ele conquistou duas vezes a Liga dos Campeões Feminina com o Lyon e recentemente conseguiu a façanha de classificar Marrocos para sua primeira Copa do Mundo na história.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.