Copa do Mundo Feminina: Eliminação da Alemanha vira piada na web

Com vitória do Marrocos sobre a Colômbia e empate diante da Coreia do Sul, favorita volta para casa mais cedo da Austrália

A Alemanha está fora da Copa do Mundo Feminina. Vice-campeã da Europa e bi-campeã do Mundial, a seleção era favoritíssima no Grupo H, mas foi eliminada após um empate por 1 a 1 com a Coreia do Sul. Marrocos, que venceu a Colômbia por 1 a 0, passou na segunda colocação, e a seleção sul-Americana ficou com o primeiro lugar.

Nas redes sociais, os brasileiros tiraram sarro da queda do time europeu, e compararam a trajetória alemã com a do Brasil, que foi eliminado ao empatar por 0 a 0 com a Jamaica na quarta-feira (2).

https://twitter.com/corayneoldcor/status/1687080831725006849

https://twitter.com/kinhasdogera/status/1687080489482334208

Seleções africanas fazem história

A queda da Alemanha significou a classificação da jovem seleção do Marrocos para as oitavas de final. O time que tem apenas 25 anos de existência participou da Copa do Mundo pela primeira vez.

Sob o comando de Reynald Pedros, bicampeão da Champions League com o Lyon em 2019 e 2020, a equipe foi goleada pela Alemanha na primeira rodada por 6 a 0. No segundo jogo, venceu a Coreia por 1 a 0 e nesta quinta-feira, surpreendeu a Colômbia também com o 1 a 0.

A zagueira Benzina, destaque da equipe no jogo contra as coreanas, se tornou a primeira jogadora a entrar em campo em um Mundial feminino usando um Hijab. A peça, que faz parte do conjunto de vestimentas recomendadas pela doutrina islâmica para mulheres, cobre o cabelo e o pescoço, chegou a ser proibida pela Fifa em 2007.

Essa é a primeira edição de uma Copa do Mundo Feminina com 32 seleções, e outras duas seleções do continente africano avançaram, além do Marrocos, gravando seus nomes na história: África do Sul e Nigéria.

Grupo H
# Seleção J V E D +/- Pontos
1

Colômbia (F)

3 2 0 1 2 6
2

Marrocos (F)

3 2 0 1 -4 6
3

Alemanha (F)

3 1 1 1 5 4
4

Coreia do Sul (F)

3 0 1 2 -3 1

Alemanha repete feito da seleção masculina

A campanha da seleção alemã feminina relembrou os passos da masculina na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quando o time perdeu da Coreia por 2 a 0 e acabou na última colocação do Grupo F. Foi a pior participação do time em um Mundial, somando apenas três pontos em toda primeira fase.

Em 2022, no Catar, a situação não foi tão vexatória, mas o resultado também não foi bom: na última rodada da fase de grupos, o time venceu a Costa Rica por 4 a 2, mas terminou na terceira colocação do grupo E, com apenas quatro pontos.

Para avançar, a equipe precisava de uma derrota do Japão contra a Espanha, mas o que aconteceu foi uma vitória por 2 a 1. Os japoneses acabaram a fase na primeira colocação, com 6 pontos, e logo atrás ficou a seleção espanhola, com 4.

Quando começam as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina?

Com a decisão no Grupo H, as seleções classificadas voltam suas atenção para a preparação para os jogos do mata-mata da Copa do Mundo Feminina. As decisões começam na madrugada do próximo sábado (5).

Confira:

Denise Bonfim

Denise Bonfim

Denise Bonfim é jornalista e produtora de conteúdo. Participou da cobertura de duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas, e soma passagens por Estadão, CNN, Jovem Pan, UOL e Globo.