Contratos no fim e desgaste: futuro dos medalhões no Flamengo está em cheque

Chegando aos seis meses da temporada de 2023, o Flamengo ainda não brilhou e enfrenta novamente críticas. Todos os títulos disputados até aqui pelo Rubro-Negro foram perdidos: vice da Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e a terceira colocação no Mundial de Clubes – todos sob o comando do português Vítor Pereira.

Com o técnico argentino Jorge Sampaoli, no cargo desde abril, a equipe ainda não tem um padrão tático e se complicou na Libertadores ao empatar com o modesto Ñublense, do Chile, e ver o Racing, da Argentina, disparar na liderança do grupo A com 10 pontos, o dobro do Fla.

Nesse cenário, levantam-se questionamentos não só ao técnico, mas também para o elenco supercampeão do clube carioca, atual vencedor da Copa do Brasil e da Libertadores. Segundo o jornal O Globo, a situação para os veteranos David Luiz, Arturo Vidal e Filipe Luis, com contratos finalizando em dezembro desse ano, dificilmente será de renovação com o Flamengo.

Trio de medalhões do Flamengo podem sair no meio ou no final do ano

Para David Luiz, porém, existe uma meta no contrato que renova automaticamente o vínculo por mais um ano ao completar 20 partidas – se o zagueiro atuar por mais 45 minutos atingirá esse objetivo. Dentro dos bastidores do clube, não é descartada uma conversa com o atleta para tentar antecipar o término da passagem pelo clube.

Com o chileno Vidal de 36 anos a situação caminha para finalização do vínculo em dezembro e quem sabe agora no meio do ano, com o Fla aguardando uma possível proposta para antecipar a saída do volante. As atuações do ex-selecionado da Seleção do Chile abaixo da intensidade necessária ao jogo desanimaram os torcedores, que tinham altas expectativas.

Já para Filipe Luis, mais do que Vidal, a questão física tem pesado. Com dificuldades de sequência nesse ano – foram apenas 340 minutos em seis partidas, o lateral-esquerdo campeão de tudo no Rubro-Negro não deve ter seu vínculo renovado. Inclusive, isso deve encaminhar a aposentadoria do atleta, que afirmou em entrevista: “Se não for no Flamengo eu não jogo mais futebol”.

Além dos experientes citados, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Marinho e Bruno Henrique terão seus contratos finalizados ao final do ano e ainda não foram renovados.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.