O Fortaleza encara logo mais o Palmeiras pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Leão do Pici foi derrotado pelo placar de 3 x 0, e tem uma missão complicada em casa para tentar virar a eliminatória e avançar para as quartas de final da competição. No Brasileirão, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda venceu o Vasco na última rodada pelo placar de 2 x 0, e manteve posição segura na tabela, na 9ª colocação com 13 pontos ganhos, no próximo compromisso do time pela competição, o time cearense enfrenta o Bahia, no sábado (3) às 19h.
Bem gerenciado administrativamente, o Fortaleza estuda a possibilidade de implementar a SAF em breve, e tem como modelo a gestão aplicada pelo Bayern de Munique. No clube alemão, a divisão das cotas é majoritariamente do clube, mas tem mais três parceiros (Audi, Allianz, e Adidas) que também tem porcentagem das ações da instituição. A possibilidade de implantação do sistema de clube-empresa vai depender de votação do conselho interno do clube cearense.
E falando em bons negócios, na tarde desta quarta-feira, o Fortaleza acertou a venda de Moisés, atacante vendido para o Cruz Azul, do México, pela bagatela de R$24,5 milhões de reais, na maior negociação da história do futebol nordestino. O jogador chegou ao Tricolor de Aço em 2022 após grande passagem pela Ponte Preta, e aos poucos foi ganhando espaço no time titular treinado por Juan Pablo Vojvoda. Com a negociação encaminhada, o Fortaleza vendeu 90% dos direitos econômicos, enquanto o Leão ficou com 9% e a Macaca ficou com 1%.
OBRIGADO POR TUDO, CALVO! 🧑🦲❤️
O Fortaleza Esporte Clube comunica a venda de 90% dos direitos econômicos do atacante Moisés Vieira ao Club Deportivo Cruz Azul, do México, por R$ 24.500.000,00, e o Tricolor segue com 10% dos direitos econômicos. O contrato entre Fortaleza e… pic.twitter.com/Pu7u0zHHJn
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) May 31, 2023
Detalhes da negociação entre Fortaleza e Cruz Azul
Foram pagos três milhões de dólares à vista ao Leão do Pici, o valor restante será dividido em dois pagamentos em 2024, os dois no mesmo montante de 900 mil dólares, um será feito em janeiro, e outro em junho do próximo ano. No mês de maio, o Fortaleza renovou o contrato de Moisés até 31 de dezembro de 2025, com opção de renovação por mais uma temporada, antes o atacante tinha vínculo com o Tricolor de Aço ia até o final de 2024, a multa de Moisés era de cinco milhões de euros.
Em 85 partidas com a camisa do Fortaleza, Moisés marcou 21 gols e anotou 21 assistências. O jogador conquistou três títulos, tendo como destaque o pentacampeonato cearense inédito, além disso, conquistou o Campeonato Cearense de 2022 e a Copa do Nordeste do mesmo ano de forma invicta.
O Fortaleza deixou uma mensagem de despedida ao jogador nas redes sociais:
“Por todos os momentos, gols e história feita, o Fortaleza agradece imensamente a passagem importante de Moisés no Clube. O Tricolor de Aço deseja muito sucesso ao atleta em seu próximo desafio”.